É nítido que os consumidores estão mais exigentes quando o assunto é sustentabilidade: de acordo com uma pesquisa da Ardent Mills, realizada nos EUA, práticas como conservação de água (53%), saúde do solo (51%) e fornecimento ético de ingredientes (50%) estão entre os principais temas que chamam a atenção do público ao adquirir alguns produtos como alimento, por exemplo.
“Outros pontos, como neutralidade de carbono (45%) e agricultura regenerativa (38%), também ganham destaque. Já 32% associam sustentabilidade ao tratamento justo dos trabalhadores, reforçando a importância de práticas éticas em toda a cadeia produtiva. No entanto, 57% dos consumidores afirmam precisar de mais informações para tomar decisões de compra sustentáveis e confiáveis”, informa reportagem do site AgroLink.
Impasses para aquisição de produtos
Além do acesso à informação, outro problema que os consumidores sentem em relação ao tema é o preço. É o que aponta outro levantamento, este feito no Brasil pelo Instituto Akatu e GlobeScan em parceria com o Grupo In Press.
Intitulado “Vida Saudável e Sustentável 2024”, o estudo revelou que a percepção de valor de produtos ou serviços está diretamente associada ao preço na etiqueta. “Nem sempre é fácil achar produtos sustentáveis e quando encontra, são extremamente caros. É difícil falar de sustentabilidade com o salário da população. ‘Na real, é insustentável ser sustentável’, é uma das frases que a pesquisa utiliza para sintetizar a ideia”, informa reportagem do site Consumidor Moderno.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
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