Sabemos que a logística é, literalmente, movimentada pelo modal rodoviário e a opção cada vez mais utilizada para estar em consonância com a sustentabilidade são os modelos híbridos e elétricos. Em números, entre 2022 e 2023, a adoção de elétricos em frotas no Brasil cresceu 173%, segundo o relatório “Liderando a Jornada: Acelerando o ROI por Meio de Insights de Dados Confiáveis”, da empresa global Geotab, que oferta soluções tecnológicas a veículos conectados e gestão de ativos.
Contudo, não basta as transportadoras mudarem seus caminhões para tal sistema, se faz necessário também a adoção de tecnologias de monitoramento para checar os impactos que essas operações possam proporcionar ao meio ambiente. Para tanto, a Geotab expandiu o seu Centro de Sustentabilidade, incluindo aos seus clientes um painel de controle simplificado para a maximizar economia de combustível, reduzir emissões de carbono e atender as regulamentações. “Mesmo pequenas mudanças, como o monitoramento do tempo ocioso, podem ter um grande impacto nas operações. Nossa solução capacita as frotas com dados precisos para tomar medidas que se traduzem em custos mais baixos, ao mesmo tempo em que apoiam suas metas ambientais”, diz Megan Allen, gerente Sênior de Produtos do Grupo.
Frotas sustentáveis
Além do incremento tecnológico, as transportadoras também estão se unindo para melhorar e ampliar suas frotas sustentáveis. A Suzano, produtora mundial de celulose e bioprodutos a partir de eucalipto, fechou recentemente uma parceria com a Reiterlog, considerada pioneira no uso de caminhões elétricos e detentora da maior frota sustentável do país.
“A Reiterlog está investindo fortemente na renovação da frota, com a meta de ter 100% dos veículos movidos a energia alternativa até 2035. Como parte importante da cadeia logística, podemos, ao lado de empresas que também assumiram esse compromisso, promover mudanças efetivas no cenário do transporte, que resultem em benefícios a todos”, comenta Vanessa Pilz, diretora de ESG da empresa.
Os novos caminhões elétricos têm rotas dedicadas nas unidades da companhia em Mogi das Cruzes e Limeira, SP, selecionadas das distâncias curtas e operações produtivas. “Temos nos dedicado a expandir iniciativas sustentáveis em todos os elos da cadeia logística, com um esforço contínuo para fortalecer uma cadeia de suprimentos que respeita o meio ambiente”, salienta Matheus Vendramini Benites, gerente de suprimentos logísticos da Suzano, ambos ao Notícias de Limeira.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação Geotab
