Resíduos

Talks Resíduos da Abeaço discute avanços e desafios da logística reversa no Brasil

Talks Resíduos da Abeaço discute avanços e desafios da logística reversa no Brasil - Fitec Tec News

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO) promoveu em São Paulo a primeira edição do TALKs Resíduos sob o tema “Do Descarte à Circularidade: Construindo um Novo Cenário para os Resíduos através de Políticas Públicas”, mediado por Thais Fagury, presidente executiva da Associação.

O evento, que faz parte de uma série, reuniu os principais players do setor e apresentou números importantes sobre logística reversa: segundo dados parciais da associação Prolata Reciclagem, iniciativa da ABEAÇO criada para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mais de 77.800 toneladas latas de aço foram revalorizadas em 2024 pelo programa da Prolata no Brasil.

“A logística reversa é essencial para a sustentabilidade e, por isso, realizamos um evento para debater políticas públicas, legislação e desafios do setor. O TALKs Resíduos ABEAÇO foi uma oportunidade para o mercado se atualizar sobre as principais regulamentações que impactam a gestão de resíduos no Brasil”, informa comunicado da associação.

 

Destaques do Talks Resíduos

 

Dentre os debates, a conjuntura de políticas públicas sobre o tema, bem como o fomento de incentivos. Eduardo Rocha Santos, diretor de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), disse em sua apresentação informações sobre Lei de Incentivo à Reciclagem (nº 14.260/2021), além de valores provenientes dos resíduos gerados no país. “São R$ 38 bi/anuais de aterramento de materiais recicláveis, dinheiro que seria suficiente para acabar com todos os lixões do Brasil em um ano”, frisou o secretário.

Fabrício Soler, advogado especializado em Direito dos Resíduos, Direito do Ambiente e ESG, comentou que 50% dos resíduos do Brasil vêm da região Sudeste, seguido de 25% do Nordeste. “A média é que são gerados 1kg por dia por pessoa. Temos mais de cinco mil municípios no Brasil, basta fazer a conta”, salientou em sua fala.

O TALKs ABEAÇO Resíduos ocorreu em março e contou com o apoio de instituições relevantes na promoção da logística reversa no país.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto:divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *