Energia

Sustentabilidade na garagem: eletrificação automotiva avança no país

Sustentabilidade na garagem: eletrificação automotiva avança no país - Fitec Tec News

Os veículos eletrificados já são uma realidade no país. Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacados 13.613 veículos leves eletrificados no primeiro trimestre do ano. De janeiro a março, as vendas de eletrificados chegaram a 36.090, ou 145% de aumento sobre o mesmo período do ano anterior (14.786).

Segundo a entidade, os motivos para tal desempenho estão os investimentos na infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover, uma ampla oferta de modelos e campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”, acrescentou o executivo.

Maior eletrificação

 

Fazendo um recorte, a entidade destaca os 24.766 de emplacamentos de veículos leves elétricos plug-in (BEV+PHEV), ou 68% dos 36.090 eletrificados comercializados no período. “Isso significa que o mercado brasileiro de veículos plug-in (que têm recarga externa) já ultrapassou o marco simbólico de 5% das vendas totais do setor automobilístico; índice internacionalmente conhecido como o limiar para a consolidação de uma nova tecnologia”, informa nota da ABVE.

Em comparação aos veículos comuns, a participação de mercado dos eletrificados de todas as tecnologias (BEV+PHEV+HEV+MHEV) sobre o total das vendas domésticas no período também cresceu: 7,5%, (36.090) sobre 483.303, aponta aFederação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

Intensão de compra

 

Não é de agora a vontade de se adquirir um carro elétrico. Segundo pesquisa da plataforma digital 123Seguro, 60% dos motoristas brasileiros cadastradosque pretendiam trocar de carro em 2023 consideravam a possibilidade de comprar um modelo elétrico ou híbrido.

“O levantamento apontou que 37% das pessoas disseram preferir modelos que combinam motores elétricos e a combustão, enquanto 26% desejavam carros movidos à gasolina, 23% automóveis elétricos, 12% flex e apenas 2% a gás natural”, destaca reportagem do site Terra.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Renault / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *