Resíduos

Supermercados aderem ao programa de coleta de resíduos

Supermercados aderem ao programa de coleta de resíduos - Fitec Tec News

Coleta de pilhas, medicamentos vencidos, lâmpadas. O que antes era um transtorno ao consumidor, que muitas vezes não sabia como descartar esses resíduos, agora pode contar com supermercados que contam com caixas coletoras.

Uma delas é a rede Assaí Atacadista, que ampliou o seu programa de coleta de resíduos, passando de 21 para 35 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Apenas no primeiro semestre de 2023, mais de 350 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas.

“O nosso papel como agente transformador da sociedade é o compromisso com um futuro mais sustentável e a Logística Reversa é uma importante frente de atuação. Ano a ano, temos ampliado o nosso número de PEVs e, além de realizarmos a gestão dos resíduos gerados por nossa operação, buscamos incentivar e facilitar o descarte consciente”, conta Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social da companhia.

Cooperação para a coleta

 

Outra entidade é a rede COOP, que conta com 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, todas em São Paulo, além de 70 drogarias.

A rede de varejo já destinou 2.741.211 kg de resíduos ao descarte correto em 2023, 12% acima do volume alcançado no ano anterior. Para tanto, conta com caixas coletoras de materiais recicláveis no Centro Administrativo, de pilhas em algumas unidades, de descarte de medicamentos e embalagens nas drogarias.

Desde 2023, a cooperativa firmou parceria com a Ambipar para facilitar o processo de destinação, e recentemente duas lojas contam com a Retorna Machine, máquina que coleta embalagens recicláveis e transformam em pontos, chamados tricoins.

Ao levar os resíduos, esses são contabilizados e viram tricoins que podem ser descontados na conta de energia elétrica, por exemplo, ou serem doados às entidades cadastradas. “O resultado positivo obtido nos move a expandir essa ação à outras lojas de supermercado, seja por meio da Retorna Machine ou do Deixaki, também da Ambipar, porém, no formato de contêiner”, explica Priscila Teixeira, analista de Reponsabilidade Social da COOP.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação – COOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *