Já falamos aqui no Portal TECNEWS como a utilização dos tokens, representações criptografadas e seguras em uma blockchain, estão sendo muito úteis quando o assunto é a oferta de antecipação de crédito e venda de créditos de carbono institucional.
Um bom exemplo vem da startup Okcygenio, subsidiária da BlockBR, fintech especializada em infraestrutura de tokenização e estruturação de ativos digitais, que é aderente a esse sistema, e já conta com contratos que totalizam 63.270 mil hectares de áreas verdes, auxiliando proprietários que desejam gerar receita com créditos de carbono para preservação e venda de ativos.
Créditos de carbono
“Nossa remuneração vem da retenção de uma parte dos créditos de carbono gerados. Oferecemos também uma solução diferenciada: a antecipação com colateral em créditos de carbono garantidos pelo projeto, uma vez que a Okcygenio tem o processo de toda cadeia. Ou seja, se o cliente estima gerar, por exemplo, um ou dois milhões de créditos de carbono no próximo ano, nós antecipamos parte desse valor para ele”, afirma Juliana Moura, fundadora da startup.
A Uinvex, plataforma de investimentos imobiliários e energia solar, firmou recentemente uma parceria com a B3 para um sistema que permite aos investidores negociarem tokens dos seus ativos de crowdfunding, garantindo mais rastreabilidade e liquidez nas transações.
“A Uinvex realizou a captação primária para investimentos na Saveon Energia, empresa especializada em energia solar. Em seguida, contratou a plataforma desenvolvida pela B3 para permitir a tokenização e a negociação subsequente dos contratos de investimento”, destaca reportagem do site Startups.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: reprodução
