Tecnologias

Startups despontam com soluções para gestão de resíduos

Startups despontam com soluções para gestão de resíduos - Fitec Tec News

A todo o momento surgem novos dispositivos tecnológicos para facilitar a vida das pessoas. Na outra ponta, o número é também expressivo de resíduos eletrônicos gerados por esses equipamentos obsoletos, cujos componentes contam com metais nobres e de extrema valia para a própria indústria. Startups ambientais estão dando o exemplo em prol da gestão adequada desses resíduos.

Pensando nessa demanda, já que a estimativa é de atualmente, o Brasil reciclar apenas 3% desses, ante a média mundial que está na casa de 17%, a startup RECICLI, fundada em 2017, conta com soluções patenteadas para extrair metais nobres, como ouro, prata e lítio, presentes nesses resíduos, para vendê-los ao mercado para serem reutilizados na cadeia produtiva.

Startups dão exemplo

“As jazidas naturais estão em esgotamento em todo o mundo por conta de um processo produtivo que não recicla e não é sustentável. Nesse modelo linear, cada etapa, como extração, transformação, comercialização, consumo e descarte, gera grandes impactos ambientais. A nossa solução de reciclar e reaproveitar metais a partir de resíduos visa reduzir esse impacto”, destaca Flávio Pietrobon, CEO da RECICLI.

Outra demanda é a gestão de resíduos e o descarte de maneira correta. Um outro exemplo de startup para suprir tal desafio é a Recicla.se, fundada em 2019 em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, que conta com um modelo de assina personalizado através da Inteligência Artificial (IA).

A empresa, avaliada em R$ 7,1 milhões, atende clientes de diversos tamanhos e perfis, lidando com diferentes volumes de materiais. Por meio dessa adesão, as empresas se comprometem com a prática e recebem tokens de carbono que funcionam como criptoativos. Apenas em 2023, a startup foi responsável pela gestão de mais de 6 mil toneladas de resíduos.

“Muitas empresas ainda não perceberam que a má gestão de resíduos pode causar impactos negativos não apenas para o meio ambiente, como para a própria marca”, afirmou Matheus Vitor, CEO da Recicla.se, à IstoÉ Dinheiro.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Trash2mone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *