Com as proximidades da COP30, a ocorrer em novembro em Belém, PA, entidades do setor empresarial estão em articulação para construir um grupo de representatividade internacional, a exemplo do já existente no G20 e no BRICS, para levar contribuições do setor privado às negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Para tanto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou em sua sede em Brasília, a Sustainable Business COP30 (SB COP), articulação que tem em seu escopo mobilizar a maior quantidade possível de lideranças de empresas, associações, sindicatos, federações e confederações, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento sustentável.
Setor produtivo mais engajado
O grupo terá como principal meta contribuir com recomendações para líderes governamentais durante as negociações da COP30, encabeçada pela CNI, que estará no Pará para o evento. “É muito importante criar esse espaço de representatividade pois o enfrentamento às mudanças climáticas só terá efeito com a participação do setor produtivo. Concretizar os compromissos assumidos nas COPs depende, fundamentalmente, das atividades econômicas, por isso é tão importante que tenhamos um papel ativo nas recomendações para os governos”, frisa Ricardo Alban,o presidente da CNI.
Dividido em seis eixos (transição energética; economia circular e materiais; bioeconomia; transição justa; financiamento climático e segurança alimentar), a articulação está norteada para que empresários e especialistas se dividam em seis grupos. Os insights e conclusões desse trabalho resultarão em uma agenda de recomendações que a ser apresentada pelo setor produtivo à Presidência da COP e ao governo.
“Estamos fazendo parcerias fantásticas com o governo do Pará e prefeitura de Belém para trabalharmos diuturnamente para que a COP seja bem-sucedida e que esse assunto nunca antes se fez necessário. Estamos vivendo um momento climático importante, superamos 1,5oC que estava previsto como problema em 2024. Foram os dez anos mais quentes da história”, comenta Valter Correia da Silva, secretário extraordinário da COP30 echair da SB COP.
O eventofoi transmitido pelo canal da CNI no YouTube, em 10 de março, cuja íntegra está disponível neste link.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: reprodução YouTube CNI
