Água e efluentes

Seminário no Paraná debate soluções para o reúso de água

Seminário no Paraná debate soluções para o reúso de água - Fitec Tec News

O Biopark, em Toledo, região Oeste do Paraná, recebeu recentemente o Seminário“Desafios e Oportunidades na Gestão Hídrica, Reúso da Água como Caminho para a Sustentabilidade”, que teve como foco a discussão de práticas e tecnologias inovadoras voltadas ao reúso da água, com ênfase nos setores agropecuário e industrial.

Essa preocupação é pertinente: segundo o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CBEDS), 128 milhões de pessoas vivem em áreas de risco hídrico, e89 milhões foram impactadas por secas e estiagens entre 2017 e 2020.

 

Reúso de água

 

“O debate sobre o aproveitamento responsável da água é essencial, e por meio do evento trouxemos soluções que podem transformar a forma como gerimos esse recurso vital”, destaca Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark Educação.

Já Marcos Pelegrina, um dos palestrantes, diretor da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti), destaca que a pesquisa científica tem papel estratégico nesse desenvolvimento. “O orçamento da Secretaria aumentou de R$ 70 milhões para R$ 800 milhões em cinco anos, refletindo o compromisso do Paraná com a ciência e a inovação”, frisa.

 

Laboratório

 

Uma dessas iniciativas anunciadas está o Parque Tecnológico do Oeste do Paraná – Bioparkque abrigará um Laboratório para Análise de Águas e Efluentes, cuja previsão e início das atividades em pesquisa está prevista para fevereiro de 2025. O laboratório foi uma necessidade mapeada por meio da UMIPI (Unidade Mista de Pesquisa e Inovação) Oeste Paranaense, parceria entre Biopark Educação, Biopark e Embrapa, e está sendo implantado no Biopark Educação, com o apoio da Fundação Araucária, da Seti, e da prefeitura de Toledo.

Seu propósito é implantar soluções sustentáveis para o reúso da água e promover políticas públicas em sustentabilidade: “o local conectará a agricultura, a indústria e mais de 140 cadeias produtivas, fortalecendo o papel estratégico da pesquisa aplicada”, frisa Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, SC.

Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark: as Universidades do Paraná (UFPR), e a Tecnológica (UTFPR), alémdo Instituto Federal (IFPR).

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *