Sustentabilidade

Rotulagem ambiental promove mais transparência em prol do consumo consciente

Rotulagem ambiental promove mais transparência em prol do consumo consciente - Fitec Tec News

Além da validade, ingredientes usados e, claro, o preço, muita gente também está de olho rotulagem nas embalagens e se as mesmas conferem transparência nas informações sobre sustentabilidade. Para se ter ideia, na Europa, 41% da população trocou de marca por causa da embalagem que não tinha tais dados, como se a empresa tem uma certificação ambiental, se é possível reciclar tal invólucro, por exemplo, aponta a Pro Carton (The Association of Carton and Carton board Manufacturers).

“A rotulagem ambiental fornece aos consumidores informações transparentes sobre o impacto ambiental de um produto ao longo de seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte. Isso permite que os consumidores tomem decisões mais informadas e conscientes ao escolherem produtos”, frisa Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, que há mais de duas décadas promove cursos a profissionais do setor da indústria de bens de consumo sobre a importância de desenvolver embalagens melhores para um mundo melhor.

 

Transparência na embalagem

 

Um exemplo é a rotulagem de carbono, com dados sobre emissões de gases de efeito de estufa e métricas relacionadas com o clima, bem presente em países da Europa e EUA. “Para muitas marcas, a adição de rótulos sobre a pegada climática é fundamental para a evolução do seu posicionamento de marca, especialmente à medida que os consumidores olham cada vez mais para o impacto climático das suas compras de alimentos e tomam decisões em conformidade”, explica Samuel Dennigan, CEO da fábrica irlandesa de comida congelada a base de plantas Strong Roots.

Ele opina que ao adotar a rotulagem da pegada de carbono, as empresas vão para um novo nível de transparência e responsabilidade, compreendendo melhor o seu impacto ambiental. “Os rótulos da pegada de carbono são um diferenciador para os consumidores, sinalizando que uma marca tomou medidas para abordar o impacto de carbono dos seus produtos e está tornando-o publicamente conhecido”, conta, à Forbes.

Já no Brasil, Assunta Napolitano Camiloalerta para o consumidor observar se as informações contidas realmente seguem os parâmetros de sustentabilidade, já que tais incongruências são manobras de greenwashing. Regulamentações rigorosas, padrões transparentes e a educação contínua do são cruciais para mitigar esses desafios.

Caso o consumidor seja lesado, o Código de Defesa do Consumidor diz que é proibida a promoção de produtos ou serviços que estejam em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes. “Evitar o greenwashing nas embalagens é essencial para garantir a transparência e a integridade das informações ambientais fornecidas aos consumidores”, conclui.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *