O estado do Rio de Janeiro está recebendo inciativas importantes em prol da sustentabilidade. Uma delas é a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), projetada para processar até 250 litros por segundo, o que proporcionará maior eficiência no tratamento e controle de efluentes nos municípios de Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense, favorecendo avanços no saneamento.
Desenvolvida pela SEEL Engenharia, a obra, que é uma iniciativa da Águas do Rio, da concessionaria de saneamento local, envolve ainda a implementação de um emissário terrestre que transportará o esgoto tratado, garantindo que seja adequadamente direcionado.
“Ao longo de sua execução, envolverá processos rigorosos de gestão ambiental e aplicação de tecnologias avançadas, assegurando que o esgoto seja coletado e tratado de forma segura, reduzindo a poluição na Bacia do Rio Guandu, beneficiando tanto a qualidade da água, que abastece a área metropolitana do Rio de Janeiro, quanto a saúde da população local, que passará a contar com um sistema de esgotamento sanitário mais eficiente e seguro”, informa nota da SEEL Engenharia.
Programa Socioambiental e saneamento
Já em Macaé, a Foresea, especializada no setor de perfuração offshore no Brasil, celebrou recentemente primeiro ano de seu Programa Socioambiental com ações voltadas para suas duas linhas de atuação: Educação Integral e Economia Verde.
No eixo de atuação Educação Integral, em parceria com a Secretaria de Educação local, foram capacitados 185 gestores escolares, alcançando 100% da rede pública do município, como ficinas voltadas ao autocuidado e gerenciamento de equipe, tempo e pedagógica.“O trabalho foi traçado a partir de encontros colaborativos realizados para desenvolver a matriz de competências da gestão escolar para o ensino fundamental da rede municipal “, explica Jocelina Valle, coordenadora de Sustentabilidade da Foresea.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
