Para evitar tais causas que culminam em tragédias como a ocorrida no Rio Grande do Sul, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, (PUC-Campinas) está realizando pesquisas nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
A Agência das Bacias PCJ, que administra as regiões, recebeu recentemente um estudo realizado pelo pesquisador Nilton Lucio Julião, cujo foco é auxiliar na tomada de decisão sobre o plano 2020/2035 das Bacias PCJ em questões sociais, não contempladas hoje no plano vigente, sejam incluídas e tenham o mesmo peso das econômicas e ambientais.
Pesquisas sobre os impactos
Segundo o estudo, entre os impactos à população estão a possível falta de recursos hídricos na região com a limitação do uso de águas subterrâneas. Como consequência, a necessidade de deslocamento por conta da ampliação de Estações de Tratamento de Esgoto, afetando inclusive a produção agrícola e o plantio de árvores.
“Trata-se de uma contribuição que traz fundamentos técnicos para os gestores, a fim de auxiliá-los na tomada de decisão. Este é um projeto importante para o futuro da humanidade, não apenas quanto à disponibilidade hídrica, mas, também, por ser um plano de longo prazo e com altos valores financeiros investidos”, explicaJulião, que é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, sob a orientação do professor Dr. Duarcides Ferreira Mariosa.
Caso seja aprovada, a pesquisa passará por votação em plenária para aplicabilidade.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
