Meio ambiente é um tema que gera não apenas insights, mas também conteúdo relevante para nortear empresas, instituições e principalmente o público, ávido em entender mais como ações, estudos e mudanças de atitudes são favoráveis ao planeta. Neste âmbitos, muitas publicações visam fomentar a cidadania e o conhecimento sobre meio ambiente.
Um exemplo dessas publicações é a da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que lançou, recentemente, o livro “Cedae é Ciência: Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental no Saneamento”. A obra, disponível para consulta pública na biblioteca da companhia, apresenta artigos científicos inéditos elaborados por colaboradores da empresa sobre temas como inovações de ESG e engenharias do saneamento, Novo Marco Legal, Política Nacional de Recursos Hídricos, direitos humanos e meio ambiente.
“A construção desse livro reflete nosso maior potencial: o conhecimento, reunindo saberes que os colaboradores aplicam em suas atividades e nos impulsiona a buscar novos aprendizados. Que as próximas edições atraiam ainda mais participações de funcionários e fortaleçam a Companhia como referência no debate sobre saneamento nos mercados público e privado, beneficiando toda a sociedade”, frisa Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.
Publicações: escrever agora para pensar o futuro
Escrever também é um incentivo à sustentabilidade. A produtora de celulose Suzano conta com o seu projeto de educação ambiental Escritores para o Futuro”. Somente em 2024, 100 estudantes da Escola Municipal Sudelândia, na zona rural de Açailândia, MA, foram atendidos, com atividades que envolvem a importância da preservação ambiental, inclusive na criação de seus próprios livros.
Segundo informações, ao todo foram produzidos 10 livros que abordaram, de modo criativo, temas como ecologia, preservação do planeta e agricultura sustentável. “Mais do que encorajar a leitura e a escrita, o projeto desperta um olhar mais atento para o meio ambiente, mostrando que cada atitude conta. Quem participa não apenas explora suas ideias, mas também desenvolve um senso de cidadania e responsabilidade ambiental, entendendo que pequenas ações podem gerar grandes mudanças”, comenta Marco Túlio Farias, coordenador de Excelência Ambiental da Suzano.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação – Suzano