As mulheres estão em vários setores da força de trabalho e na área de reciclagem e gestão de resíduos, o cenário não é diferente.
Segundo dados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Brasil conta com 800 mil pessoas que atuam no ramo da reciclagem, sendo 66% mulheres, que estão empregadas ou empreendem em cooperativas e associações de reciclagem em todas as frentes, desde a coleta até a venda desses materiais.
Um bom exemplo vem do Paraná, que está desenvolvendo o programa Empreendedoras da Reciclagem. A ação oferece mentorias para 50 mulheres que trabalham com a reciclagem de resíduos sólidos em cooperativas e associações de reciclagem de Campo Largo e outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Time de mulheres
O Paraná conta com 440 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com 6 mil associados, informa nota. “A ideia é capacitar essas trabalhadoras, melhorar o processo de gestão, já que hoje elas são maioria nas associações e cooperativas”, explica Isabella Tioqueta, coordenadora de Saneamento Ambiental e Economia Circular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), autarquia que coordena o projeto.
Certamente já deve ter visto nas cidades brasileiras uma presença maior de mulheres trabalhando como garis e também dirigindo caminhões de coleta. Graças a luta dessas mulheres e ações das empresas, a inserção feminina é crescente.
O Grupo Multilixo,especializado na gestão de resíduos no estado de São Paulo e conta com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, anunciou recentemente a contratação de oito mulheres para o time de motoristas.
A empresa informa que já conta com um número significativo de mulheres em posições estratégicas: “A operação de gestão de resíduos é complexa e desafiadora. Agregar o olhar feminino é motivo de orgulho ànossa área operacional e reforça que competência, comprometimento e responsabilidade vão além de qualquer rótulo”, destaca Fábio Urias, diretor de Operações do Grupo.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
