Seja nas grandes cidades, seja em regiões mais remotas, o modal rodoviário é a grande artéria quando o assunto é transporte de cargas e de pessoas. E, obviamente, tem os seus impactos ambientais e é deveras pertinente a adoção de medidas que possam contribuir para despoluir e ter um sistema mais sustentável e eficiente.
Uma dessas ideias é o programa Despoluir. criado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com apoio do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), tem como objetivo promover a redução de impactos ambientais no setor de transporte, especialmente o de cargas. Em números, o programa está presente em 24 estados, com 115 unidades de atendimentos e mais de 4 milhões de avaliações ambientais e atende mais de 27 mil empresas. Além da avaliação veicular ambiental, o Despoluir também analisa a qualidade do Diesel e trabalha com orientações aos transportadores.
Programa Despoluir e a COP30
Recentemente, o Sistema Transporte assinou a carta de parceria estratégica com o Programa Pacto Rumo à COP30, que indica seu apoio ao Hub de Biocombustíveis e Elétricos, um pacto criado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e pela fabricante Scania como forma de incentivar a descarbonização do modal rodoviário no país.
O foco da assinatura é engajar entidades em torno de iniciativas e projetos até a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), a ser realizada em Belém, PA, em novembro.“Estamos comprometidos com o debate sobre a descarbonização do transporte. Nós, como usuários, queremos participar de forma colaborativa e estamos confiantes de que o setor será protagonista na redução de emissões e na promoção da descarbonização global”, enfatiza Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, formado pela CNT, pelo SEST SENAT e Instituto de Transporte e Logística (ITL).
Adesão
Uma das entidades aderentes ao Despoluir é a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP), que incentiva práticas sustentáveis e disponibiliza gratuitamente aferições veiculares ambientais, orientações sobre eficiência energética e treinamentos para transportadores e motoristas.
“A sustentabilidade no transporte é um desafio e uma necessidade. O Programa DESPOLUIR é uma ferramenta essencial para conscientizar e apoiar as empresas na adoção de práticas mais sustentáveis, garantindo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade”, destaca Carlos Panzan, presidente da FETCESP.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: SEST SENAT
