As praias que envolvem o Brasil não apenas encantam, mas também gera sustento e a promoção iniciativas sustentáveis. Em números, o país possui um litoral de 7.491 km de extensão, sendo considerado o 16º maior do mundo, cujo território marítimo conta com uma área de aproximadamente 3,6 milhões de quilômetros quadrados.
Um exemplo é a Praia do Forte, BA, que conta com uma série de ações de educação ambiental, como o Projeto Tamar, também está impulsionado a criação do Selo Guardiões da Floresta Aruá. O local, no loteamento Quintas do Castelo, conta com Mata Atlântica em avançado estado de recuperação e ocupa uma área de 943 hectares.
O selo visa destacar ações como a conservação de árvores, o cumprimento das legislações ambientais e o plantio compensatório em áreas degradadas, com previsão de lançamento da iniciativa para 2025.
Praias sustentáveis
Já em Fortaleza, CE, por meio do programa Cuca Ambiental, Juventude no Parque e Fortaleza Limpa, a prefeitura engaja jovens da cidade, com atividades de limpeza de praias e entornos de lagoas, coleta e destino correto de resíduos sólidos.
Em números, desde sua criação, em 2021, o programa já recolheu mais de 600 kg de resíduos nas praias locais. “A gente utiliza a educação como ferramenta de despertar sobre questões ambientais. Nesses quatro anos, muitos jovens já passaram por nós, a gente já plantou essa semente e nosso sentimento é de dever cumprido”, conta Clarice Araújo, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Rede Cuca.
Esse esforço teve como resultado o reconhecimento como o segundo melhor município do mundo na categoria de meio ambiente, conforme o Índice Global de Cidades da Oxford Economics de 2023.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
