Já não há como desvencilhar a demanda por soluções tecnológicas para impulsionar a economia, em especial quando o assunto é telecomunicações,a chamada Telecom. De acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor no Brasil faturou R$ 754,9 bilhões em 2023, 5,2% a mais em relação ao ano anterior.
“São Paulo, que concentra o maior número de empresas e é o principal centro econômico do país, inclusive na prestação de serviços e na indústria de tecnologia, registrando 11% do PIB vindo do setor”, destaca matéria do InfoMoney.
Telecom em destaque
Na outra ponta, descortina outra demanda: a de logística reversa desses equipamentos obsoletos, bem como administrar esse fluxo de produtos e soluções em telecomunicações.
O levantamento Global E-waste Monitor 2024 mostra que o Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e é o quinto maior produtor do planeta, sendo o segundo nas Américas.
“A categoria chamada de ‘linha verde’, dedicada aos computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e celulares, é a segunda mais reciclada pelas instituições, perdendo apenas para a de ‘linha branca’ dos eletrodomésticos (geladeiras)”, frisa matéria do site TeleTime.
Padronização
Para desafogar essa demanda, a PostalGow, empresa de soluções logísticas em telecomunicações, lançou recentemente a plataforma DevolvaFácil, que tem como propósito a padronização do manuseio desse processo, principalmente aos Centros de Distribuição (CDs).
Isso se deve por conta dessa devolução de equipamentos, como modens e roteadores, é uma rotina, tornando-se um descompasso entre a logística reversa e o controle de inventário, o que geracustos elevados e perda de eficiência.
Para Carlos Tanaka, CEO da PostalGow, esse é um dos principais gargalos logísticos das telecoms, com capilaridade nacional. “O processo de logística reversa não termina na devolução, envolve o manuseio e conferência dos itens de acordo com os padrões definidos por cada cliente”, explica.
A empresa informa que a plataforma possibilita a integração com sistemas de ERP, permitindo a sinergia entre os processos logísticos e de gestão. É possível monitorar, em tempo real, todas as etapas da devolução, desde a emissão do voucher até o manuseio no CD, o que proporciona ao usuário controle e transparência nos processos.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:reprodução
