Energia

Pirassununga, SP, expande mercado de energia solar compartilhada

Pirassununga, SP, expande mercado de energia solar compartilhada - Fitec Tec News

A cidade de Pirassununga, SP, conta desde fevereiro com a usina fotovoltaica da Fazenda Bom Retiro, equipada com mais de 5 mil painéis fullscreen autolimpantes que geram 5 Gwh de energia e 3,3 MW de potência instalada, contando com um componente importante: a capacidade de geração distribuída compartilhada.

Fazendo um panorama, a eletricidade produzida no local a partir dos raios solares é lançada na rede pública da concessionária, gerando créditos que são descontados na conta de luz dos 78 locatários da Associação de Consumidores de Energia Sustentável (Aces), explica Brunno Alexander, sócio diretor da Reserva Energia, administradora da usina: “A maioria dos usuários do serviço já tiveram redução de 10% nos gastos com a tarifa de energia. A expectativa é atingir 110 usuários até o final do segundo semestre deste ano”, afirma.

 

Parceria compartilhada

 

A operação da usina foi exitosa graças a parceria entre DAH Solar, fabricante chinesa especializada de módulos fotovoltaicos, Turin Energia, que fez o projeto e executada pela EPCista Reserva Energia, bem como a instalação de itens, como clipes da ARaymond, e fornecimento de equipamentos pela Port Trade Energia, braço do Grupo Port Trade.

Segundo informações, foram investidos na obra mais de R$ 11 milhões. “Estamos muito confiantes no mercado de desenvolvimento de projetos. É um segmento que está em franca expansão para o qual a DAH vem se destacando com inovações que gerem mais energia e ao mesmo tempo reduza o custo com operação e manutenção (O&M)”, conclui Felipe Santos, diretor comercial para o Brasil da DAH Solar.

Vale lembrar que o número de usinas que atuam nessa modalidade cresceu 250% entre 2021 e 2023, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *