Tecnologias

Pesquisa da PwC aponta que soluções, com tokens digitais, podem evitar desconfiança no mercado de carbono

Pesquisa da PwC aponta que soluções, com tokens digitais, podem evitar desconfiança no mercado de carbono - Fitec Tec News

Uma pesquisa da PwC, multinacional de auditoria e consultoria, revelou que nove em cada dez investidores brasileiros (98%) dizem que relatório corporativos de sustentabilidade contém informações não comprovadas, e, no contexto mundial, o índice de percepção de greenwashing é de 94%.

Essa percepção mostra que se faz necessária a adoção de medidas que impeçam tais ações, que não ferem apenas a reputação das companhias, mas também compactuam na manutenção do planeta.

 

Sistemas de tokens digitais

 

Uma das soluções está nos tokens digitais, representações criptografadas e seguras em uma blockchain do mercado de carbono, por exemplo. A ferramenta permite que os créditossejam negociados de forma rápida e transparente, trazendo-lhes maior liquidez e acessibilidade, destacam Thiago Riccio, Marcela Assis e Eugênio Corassa, do escritório Freitas Ferraz Advogados, ao site Startups.

“No mercado de carbono voluntário, a tokenização atua transformando ativos ambientais em tokens digitais, por meio do registro de ativos reais em cadeias virtuais (blockchain). Isso pode gerar dois tipos de tokens: créditos de carbono tokenizado, que consistem em créditos de carbono que têm origem em registros externos à blockchain e são conectados à blockchain; e créditos nativos, que são emitidos diretamente na blockchain”, escrevem os especialistas.

 

Cuidados

 

Para Cassio J. Krupinsk, CEO da BlockBR, especializada em tokenização, é preciso também estar atento em como essas empresas realizam a compra de créditos de carbono e o uso de tokens também pode impedir a prática greenwashing.

“Há desafios relevantes na criação e manutenção de projetos desses ativos digitais, o que requer um conjunto de esforços jurídicos e tecnológicos. Um ambiente regulado onde os registros possam ser garantidos e documentados é essencial. Isso inclui lidar com sobreposições de áreas, licenças e diferentes biomas. Nesse contexto, a tokenização pode oferecer uma solução viável, criando um ambiente seguro e confiável para documentação e transações”, conclui.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *