O levantamento “Pulso Solidário – os brasileiros e o voluntariado”, da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, com mais de 40 milhões de pessoas acima dos 16 anos, revela um ponto que é muito conhecido no Brasil: a solidariedade, especialmente quando o assunto é emergência climática.
O estudo mostra que 82% da população já fez alguma ação para ajudar vítimas de desastres, sendo que 21% atuaram como voluntários. Quando as iniciativas de voluntariado envolvem empresas, 74% dos brasileiros passam a confiar mais nas organizações que atuam em respostas às vítimas de tragédias ambientais. Também mostra que 25% dos respondentes, ou um a cada quatro brasileiros, já viveu ou conhece alguém afetado por uma tragédia ou desastre ambiental, como enchentes e deslizamentos.
“O brasileiro tem essa disposição para ajudar e a pesquisa detalha quais fatores motivam esse tipo de ação, trazendo indicativos importantes aos diversos atores envolvidos em campanhas de doações. Também apresenta dados relevantes às empresas, em um momento crescente do engajamento em ações de responsabilidade social, dentro de uma agenda ESG”, explica Tatiana Monteiro, presidente do Movimento União Br, organização apartidária focada em ações assistenciais e campanhas em emergências e catástrofes, parceira na pesquisa.
Voluntariado e o combate à crise climática
O estudo também aponta algo muito grave: 77% dos entrevistados disseram nunca ter feito alguma ação como reforçar a estrutura da casa, estocar alimentos, contratar seguro ou montar um kit de emergência para se preparar para tal cenário.
Entre quem foi vítima de uma tragédia ambiental, enchentes e alagamentos são os desastres mais citados (68%), seguido por tempestade ou chuva forte (7%), deslizamento de terra (6%), queimadas ou incêndios (5%), queda de barragem e seca, ambos com 2%.
“Uma parcela muito expressiva da população é afetada por desastres naturais, que têm se tornado cada vez mais intensos. Isso traz dados preocupantes, como a falta de preparação para esses eventos. Por outro lado, a pesquisa mostra não só um elevado grau de solidariedade na população brasileira, como uma disposição para ampliar essas ações”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Marcos Fernandes – CBMRS
