Qual a sua relação com a reciclagem? A partir desta e de outras indagações, o Instituto Recicleiros, Organização da Sociedade Civil que atua no desenvolvimento de soluções para a gestão de resíduos sólidos no Brasil, mapeou o comprometimento dos brasileiros com o tema.
Os indicadores coletados, entre os meses de fevereiro e novembro de 2023, em sete municípios, sendo Guaxupé (MG), Serra Talhada (PE), Cajazeiras (PB), São José do Rio Pardo (SP), Naviraí (MS), Piracaia (SP) e Caldas Novas (GO), revelaram que é preciso mais informação para o comprometimento dos cidadãos com a reciclagem, já que os entrevistados demonstraram dúvidas sobre itens recicláveis e destacaram falta de tempo e de hábito para separar os resíduos.
Pesquisa sobre Reciclagem
A pesquisa englobou 3.200 pessoas em sete cidades, sendo três regiões e seis estados. Em cada região, de 390 a 400 pessoas responderam as questões. Vale ressaltar que em alguns desses municípios há o Programa Recicleiros Cidades, implantado pelo Instituto em parceria com as prefeituras.
Dentre as perguntas, a maioria dos entrevistados disse que reciclar é um ato de cuidado com o meio ambiente (1.486). Já sobre o estímulo à reciclagem, se faz necessário informar mais a população sobre a importância de tal ato (545). “Mesmo se a cidade pesquisada já se beneficia da coleta seletiva, os moradores levantaram a necessidade de distribuição de lixeiras e a instalação de pontos de entrega voluntária de recicláveis”, informa nota.
“A partir desse levantamento e o conhecimento dessas informações, nos auxilia a entender a curva de adesão da população aos sistemas de coleta seletiva para promover o aumento das taxas de reciclagem no Brasil“, arremata Erich Burger, diretor do Instituto Recicleiros.
Próximos passos
A pesquisa fez parte das ações do Vox Lab, laboratório de pesquisas e produção de conhecimento do Instituto Recicleiros para mudança de comportamento sobre a reciclagem, recorte voltado para aprendizados em mudança de comportamento para com a geração de conhecimento, com o intuito de avaliar a adesão da população à coleta seletiva, com patrocínio semente da SIG, empresa especializada em envase e embalagens cartonadas. “A mudança de comportamento é o primeiro passo e um dos mais importantes no fomento de uma cadeia ética de reciclagem no país. Sem isso, investimentos em infraestrutura e novas tecnologias de reciclagem não são suficientes”, frisa Isabela de Marchi, gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul.
A partir dos resultados obtidos, o Vox Lab iniciou a aplicação de testes em microterritórios para entender como a população se comporta diante de ações de fomento à reciclagem. Em novembro de 2023, foram implantados em Serra Talhada (PE), Cajazeiras (PB) e Naviraí (MS), o Projeto Testes de Incentivo em Territórios de Observação (TITO). Foram instituídos seis microterritórios, cada um com uma amostragem de 50 residências por cidade, e os primeiros testes já estão sendo catalogados, informa o Instituto.
Foto: Keli Vasconcelos
