O Valparaíso Adventure Park, em Paço do Lumiar, São Luís, MA, inaugurou recentemente uma central dedicada à gestão consciente de resíduos sólidos, dividida em cinco baias distintas para categorias específicas de materiais (orgânico, vidro, metal, papel e plástico).
Segundo informações da empresa, a central de reciclagem é um espaço exclusivo no parque destinado à coleta seletiva e ao processamento de resíduos, inclusive com uma unidade de compostagem responsável pela transformação dos resíduos orgânicos em adubo, usado no solo ao plantio e jardinagem do parque. “Esse compromisso com as práticas ESG reflete na nossa dedicação à preservação ambiental, adotando práticas responsáveis e incentivando ativamente a reciclagem como parte integrante de nossa operação”, explica José Carlos Madeira, fundador e diretor do Valparaíso Adventure Park.
Central de resíduos
Em 2023, foram destinadas quase 5 toneladas de produtos à reciclagem, incluindo materiais como madeira, papelão, garrafas pet, ferro, alumínio, entre outros. Já vidro, papéis e metais passam por um processo de triagem que resulta em uma redução de 60% no volume de resíduos a ser recolhido pelos serviços de coleta. Os restos de madeiras, por exemplo, são utilizados como fertilizante natural e viram adubo para a reserva florestal do parque, com 7 hectares.
Com a central de resíduos, o parque estima dobrar a coleta e envio para reciclagem em 2024, chegando a casa de dez toneladas/ano.”Acreditamos que a adoção dessas práticas fortalece ainda mais nossa empresa e, o mais importante, contribui com um futuro mais sustentável”, completa o gestor.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Divulgação
