Reciclagem

Parcerias fomentam reciclagem segura e eficiente de lâmpadas fluorescentes no Brasil

Parcerias fomentam reciclagem segura e eficiente de lâmpadas fluorescentes no Brasil - Fitec Tec News

No Brasil, a iluminação é responsável por 20% de todo consumo de energia, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux). Imagine, portanto, a quantidade de resíduo gerado no descarte das lâmpadas vindas de nossas casas e escritórios?

Por isso, a importância da destinação correta, a fim de que materiais tóxicos presentes nas lâmpadas não parem em aterros sanitários, causando a contaminação do solo e lençol freático, por exemplo.E as parcerias são um bom meio para que essa circularidade desponte: a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação) atua juntamente com recicladoras e transportadoras especializadas e homologadas, como as empresas Cicloteo e Qualitec e desde 2017 essa ação já reciclou mais de 3 milhões de lâmpadas.

“Atuar com recicladoras e transportadoras homologadas é essencial para a reciclagem segura e eficiente de lâmpadas fluorescentes. É fundamental contar com empresas responsáveis, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país”,explica Natalia Fochi, Gerente de Sustentabilidade e Logística da Reciclus.

 

Parcerias para a reciclagem de lâmpadas

 

Localizada em Cruz das Almas, BA, a Cicloteo é responsável pela coleta e destinação ambientalmente responsável de lâmpadas e resíduos sólidos, promovendo, inclusive ações com a comunidade local, como o Dia D do descarte correto de lâmpadas. “A parceria com a Reciclus tem fortalecido nossa atuação, permitindo inúmerosbenefícios. Com o crescimento da demanda nos últimos dois anos, dobramos a nossa equipe, o que gerou novas oportunidades de emprego na região”, conta Oseias Teodoro, Sócio Fundador da empresa.

Já a Qualitec Soluções Ambientais, de Maceió, AL, é especializada em gestão ambiental e sustentabilidade, atua no transporte e armazenamento temporário para a Reciclus, sendo pioneira no Nordeste a obter licenciamento ambiental para a coleta e destinação final de lâmpadas fluorescentes. “Isso só foi possível graças à parceria com a Reciclus, que forneceu o suporte necessário para o funcionamento eficaz do sistema. A colaboração gerou empregos e renda na região, reduzindo impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública”, saliente Alfredo Guilherme, CEO da empresa.

 

Educação ambiental

 

O entendimento é imprescindível para que essa “roda” da destinação correta de lâmpadas seja feita. Para tanto, a Reciclus e o Instituto Mauricio de Sousa criaram uma História em Quadrinhos, em formato físico e digital, com o propósito de incentivar crianças e adolescentes a aprenderem, de maneira divertida, por meio de personagens icônicos da Turma da Mônica, sobre essa atitude.

“A Turma da Mônica, amada pelas crianças brasileiras, sempre esteve presente nas ações ecológicas e de valor social. As crianças adotam esses ensinamentos e comprovadamente acabam ensinando os adultos também”, frisa Amauri Sousa, diretor do Instituto.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *