Sem categoria

Parcerias estratégicas são a chave para a indústria química prosperar na economia circular

Parcerias estratégicas são a chave para a indústria química prosperar na economia circular - Fitec Tec News

Uma pesquisa realizada pelo Center for Global Commons, da Universidade de Tóquio, mostrou que a transição global para uma economia circular e com zero emissões é uma oportunidade para a indústria química aumentar o volume de produção anual em duas vezes e meia até 2050.

O relatório Planet Positive Chemicals aponta ainda que ao criar soluções a outros setores transitarem para uma economia de baixo carbono seria possível gerar, a nível global, 29 milhões de novos empregos, sendo 11 milhões na indústria química.

 

Economia mais circular

 

Para Wander Silveira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Flexível, fabricante nacional de tecnologias em poliuretano, para que a adoção de uma economia mais circular aconteça é necessário aumentar colaboração entre a indústria química, que precisa conhecer as dificuldades e necessidades, e a cadeia produtiva. “Ao ajudar os fabricantes a adotarem a circularidade, as empresas químicas tornam-se parceiros capazes de ajudar as marcas a responder rapidamente às mudanças legais e as preferências dos consumidores”, comenta.

 

Números

 

A indústria química brasileira se desponta quando o assunto é sustentabilidade: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), 83% da matriz energética utilizada pelo setor é proveniente de fontes renováveis, bem como a redução das emissões de CO₂ por tonelada produzida é significativa em relação aos principais concorrentes mundiais.

“A aprovação do Projeto de Lei do Inventário Nacional de Substâncias Químicas, após mais de 10 anos de trabalho da Abiquim, foi um dos marcos mais importantes. Esse avanço coloca o Brasil como referência no Hemisfério Sul na regulação do uso de substâncias químicas, destacando o compromisso do país com práticas mais seguras e eficientes no setor”, comemora André Passos Cordeiro, Presidente-executivo da entidade, ao Agrolink.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *