Sustentabilidade

Parceria visa fomentar divulgação para aumentar o uso de biomateriais no setor calçadista

Parceria visa fomentar divulgação para aumentar o uso de biomateriais no setor calçadista - Fitec Tec News

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visitaram o Acre em maio para trocas de experiências técnicas em empresas na capital, Rio Branco, com o objetivo de identificar oportunidades para exportações de biomateriais.

“A missão culmina em exposições, rodadas de negócios e projetos pilotos e protótipos, promovidos conjuntamente pela Assintecal e pela ApexBrasil para a demonstração ao público em feiras internacionais apoiadas pelo programa Brazilian Materials, o braço de internacionalização da nossa entidade”, explica Silvana Dilly, superintendente da Assintecal.

Mercado de biomateriais

Dilly ressalta ainda que a indústria brasileira de biomateriais, nesse tempo de recuperação da indústria calçadista no mundo, vive um momento de oportunidades de crescimento. “Estamos numa crescente relevância do uso de materiais ecorresponsáveis em um segmento que produz, no mundo, mais de 24 bilhões de pares de calçados todos os anos. A missão foca em demonstrar todas as potencialidades das empresas brasileiras que têm na sustentabilidade a base dos seus negócios”, comenta.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, enumera que apenas em 2023, as empresas participantes do Brazilian Materials exportaram mais de US$ 120 milhões. “A ideia para a Amazônia é uma prospecção, uma busca ativa de materiais, de produtos de bijuterias, de materiais que temos na floresta, produzidos por populações locais, por povos originários. São produtos valiosos e que agregam muito valor no mercado internacional”, conclui.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *