As gigantes DOW, indústria química global, e a Ambipar, especializada em soluções ambientais, assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU) para oportunidades de negócios que potencializam o valor dos resíduos plásticos pós-consumo, transformando-os em novos produtos na região da América Latina.
A parceria visa criar uma plataforma eficaz à reciclagem de plásticos e impulsionar o sistema de gestão de resíduos no Brasil. Até 2030, as companhias querem liderar a reciclagem de polietileno no Brasil, aumentando as operações anuais de 2 mil toneladas para 60 mil toneladas.
Parceria sustentável
“A parceria marca um passo significativo em direção a um modelo de negócio sustentável no Brasil, onde os resíduos plásticos pós-consumo são transformados em recursos valiosos, impulsionando a economia circular”, frisa Leticia Jensen, vice-presidente de Embalagens e Plásticos de Especialidades para a Dow América Latina.
“Estamos estabelecendo um novo padrão para negócios circulares no Brasil, reduzindo as emissões de carbono na indústria. Além de liderar a reciclagem de plásticos, a parceria fortalece cooperativas de catadores, reduzindo o descarte inadequado”, arremata Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar.
Certificação
A Dow obteve a certificação International Sustainability and Carbon Certification (ISCC PLUS) para suas fábricas brasileiras de óxido de propileno/propilenoglicóis e soda cáustica em Aratu, BA, e Guarujá, SP, respectivamente, tornando-se as primeiras unidades na América Latina a conquistarem esse reconhecimento.
A ISCC PLUS, auditada externamente, valida o processo implementado pela Dow nas instalações, que substitui materiais e energia de origem fóssil por matérias-primas alternativas e fontes renováveis.
“Nossa missão em sustentabilidade visa oferecer soluções que reduzam as emissões de carbono e o consumo de recursos, impulsionando a circularidade e agregando valor aos nossos clientes e à sociedade. A certificação acelera esse compromisso, alinhando nossas ações e estratégias globais com as demandas locais”, comenta Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de poliuretanos da Dow para a América Latina.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
