A rede atacadista Assaí juntamente com a empresa de pallets CHEP se uniram a favor da economia circular. Recentemente, recebeu o certificado por parte da CHEP a certificação em sustentabilidade, auditada pela RDC Environment, consultoria externa sediada na Bélgica, que calcula os benefícios ambientais na cadeia logística. No período de um ano, graças à adoção do modelo de pooling de pallets, o Assaí evitou a emissão de 5,8 milhões de quilos de CO2, o que corresponde a 132 voltas ao mundo de caminhão.
Conhecidos pelo seu tom azul, os pallets da CHEP são compartilhados e reutilizados, seguindo um modelo de logística sustentável. Ao adotar essa operação, o Assaí Atacadista ainda evitou o uso de 15.715 árvores e o descarte de mais de 5 milhões de quilos de resíduos em aterros sanitários.
Reutilização de pallets
“Por meio pooling, esse modelo de negócio promove o compartilhamento e reutilização de pallets, em um formato de aluguel sem a necessidade de comprá-los, tornando as operações dos parceiros ainda mais eficazes. Por meio da economia circular, geramos eficiência ao conectar as indústrias aos seus distribuidores. Dessa maneira, conseguimos impactar positivamente o meio ambiente, contribuindo para o futuro do planeta”, explica André Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil.
O Assaí Atacadista tem em seu DNA a pegada na sustentabilidade. De acordo com o seu último Relatório de Sustentabilidade (2023), somente relacionado ao trabalho de refrigeraçãodas lojas, foram utilizados uso de equipamentos de menorimpacto climático. Na comparação com 2022, foram reduzidos em 10% as emissões de escopos 1e 2, em linha com a estratégia de combate àsmudanças climáticas e meta de redução dasemissões em 38% até 2030 (ano-base 2015).
“Reforçamos nossas estratégias de sustentabilidade rumo ao maior compromisso que é impulsionar a prosperidade para todas as pessoas, com operações responsáveis e transparentes e menor impacto ambiental, tanto internamente quanto envolvendo sua cadeia de valor. E na área de logística não é diferente. Trabalhamos com fornecedores que possuem boas práticas sustentáveis a fim de minimizar os impactos ambientais”, afirma Fábio Lavezo, gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista.
Foto: divulgação
