Sustentabilidade

ONG em Pernambuco investe em ecoturismo consciente

ONG em Pernambuco investe em ecoturismo consciente - Fitec Tec News

Imagine suas próximas férias não apenas sustentáveis, mas que também estimulem as comunidades? Pois essa é a proposta da TPM Todas Para o Mar, organização sem fins lucrativos localizada na baía de Maracaípe, conseguinte a Porto de Galinhas, PE. A ONG promove ações de conscientização ambiental de crianças e adolescentes locais, como limpeza de praia, rodas de diálogos e oficinas de arteterapia, com utilização de materiais reciclados, coordenadas por Lígia Levy, geógrafa e arteterapeuta.

Dentro da organização há o Inclua Surf TPM, que aos sábados, os alunos são instruídos a coletarem resíduos encontrados no trajeto da praia, bem como voluntários, em especial nas ações do Dia da Limpeza de Praia em setembro.“Nós temos o surfe como o coração do nosso projeto, então a praia é uma parte muito importante para a TPM. Aqui nós ensinamos não só a usufruir das belezas naturais, mas também a cuidar da nossa casa, o ambiente”, explica Nuala Costa, idealizadora e fundadora do projeto.

Nuala, que é ex-surfista profissional, juntamente com outros professores voluntários promovem a educação socioambiental, adequandotodas as atividades em 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio das atividades da ONG.

 

Reconhecimento da ONG no ecoturismo

 

Por conta desse empenho em prol do meio ambiente, a ONG recebeu o Prêmio Destaque Turismo Sustentável do governo de Pernambuco em 2023.

A premiação ocorreu durante o Encontro de Turismo de Pernambuco, evento que reúne representantes do setor turístico, gestores municipais e entidades para discutir os impactos do turismo e reconhecer instituições que cooperam com a promoção e preservação de destinos locais.

“A indústria do turismo está entre as estratégias capazes de dar a Pernambuco a liderança e torná-lo referência para todo o Brasil por meio de sua vocação”, ressaltou, à época,Raquel Lyra, governadora do estado, em reportagem da Folha de Pernambuco.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *