Sustentabilidade

Multinacional cria ferramenta digital para mitigar perdas nas confecções de moda

Multinacional cria ferramenta digital para mitigar perdas nas confecções de moda - Fitec Tec News

Recorrentemente falamos aqui no Portal TECNEWS de ações da moda para evitar o descarte incorreto de peças, como a reciclagem, pontos de coleta em lojas e outras alternativas, como a economia circular. Mas é preciso também observar o ponto de partida, ou seja, a confecção desses itens, especialmente pelas empresas multinacionais. Segundo levantamento da Audaces, multinacional ítalo-brasileira em soluções para essa indústria, a perda de tecidos durante a produção pode variar entre 10% e 30%.

Para se ter uma ideia, nos EUA 17 milhões de toneladas de têxteis são descartadas anualmente, com apenas 15% recuperados para reciclagem, de acordo com dados da Environmental Protection Agency (EPA).“A reciclagem e reutilização de tecidos pela própria indústria têm um potencial significativo para reduzir os impactos ambientais. Muitas empresas multinacionais já estão investindo em tecnologias para reciclar fibras têxteis e transformá-las em novos produtos”, afirma Matheus Diogo Fagundes, CEO da multinacional.

 

EPR Sustentável em multinacional

 

Para mitigar tal demanda, a Audaces desenvolveu uma plataforma que automatiza várias etapas do desenvolvimento de produtos, desde o design até a produção, diminuindo erros e aumentando a precisão, o que resulta em menos material desperdiçado.

As soluções também eliminam a necessidade de impressões com fichas técnicas digitais e simulações virtuais, reduzindo o custo de peças-piloto em até 10 vezes, informa a companhia. “A integração de nossos sistemas do Audaces360 com ERPs [sigla para gestão de suprimentos] permite uma comunicação fluida entre departamentos, reduzindo processos em até 40% em alguns casos. A economia gerada pode chegar a 13% na matéria-prima, ou ainda reduzir o desperdício de material em mais de 15% com uma máquina de corte de alta precisão integrada à ferramenta”, analisa o gestor.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *