O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), divulgou recentemente o seu relatório de sustentabilidade 2024,destacando os mais de 3,4 milhões de atendimentos realizados ao longo do ano, presente em 100% dos municípios mineiros, bem como suas atividades a favor do meio ambiente, por meio de frentes de atuação (Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora), todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em números, o Sebrae Minas recuperou 1.950 kg de resíduos orgânicos, convertidos em biogás e biofertilizante, 97% dos abastecimentos da frota foram feitos com etanol e conta ainda com uma usina fotovoltaica, instalada em setembro de 2023 na sede, em Belo Horizonte, que produziu mais de 200 mil kWh de energia limpa, reduzindo a emissão de cerca de 200 mil kg de CO₂ na atmosfera.
“Em 2024, adotamos uma abordagem ainda mais consciente na gestão dos impactos ambientais de nossas atividades, priorizando o uso racional dos recursos naturais e a aplicação de boas práticas, sempre em sintonia com os públicos de interesse. Com inovação, inclusão e sustentabilidade, seguimos impulsionando o empreendedorismo para transformar vidas no estado”, explica Marcelo de Souza e Silva,presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Programa GAIA do Sebrae
Criado com intuito de identificar, avaliar e monitorar os impactos das atividades internas do Sebrae Minas, o Programa de Gestão e Avaliação de Impactos Ambientais (GAIA) é um dos destaques do relatório, que em 2024 reduziu em 19%o envio de resíduos a aterros, diminuição no volume de impressões (-6%) e no consumo de pincéis para quadro branco e atômicos (-7%).
“Nosso programa é um grande exemplo. Reduzimos impressões e o consumo de copos descartáveis, destinamos mais de10 toneladas de resíduos à reciclagem e economizamos energia e água de forma expressiva”, endossa Silva.
A íntegra do documento, elaborado conforme mensurações do Global Reporting Initiative(GRI), pode ser acessada neste link
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:Divulgação – Sebrae-MG
