O uso consciente de água é um compromisso de todas as pessoas e quando o assunto envolve o de modais, isso não é diferente, sendo um dos exemplos mais proeminentes a instalação de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).
Um exemplo é a implantação de ETEs em três aeroportos na região Norte do Brasil, no Internacional de Manaus Eduardo Gomes, Manaus, AM; Internacional de Porto Velho Governador Jorge Teixeira de Oliveira, Porto Velho, RO; e Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, Boa Vista, RR.
Modais sustentáveis
“As ETEs terão uma capacidade de tratar 189.360 m³ por ano, entre as três operações. Estima-se que, anualmente, cerca de 4,8 milhões passageiros circulem nesses três aeroportos. A equipe de operação já foi mobilizada para treinamentos teóricos e práticos e a operação está prevista para o início do segundo semestre de 2024”, revela Diogo Taranto, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do Grupo Opersan, especializado no tratamento e reuso de água, que fará os projetos.
Outro exemplo é do modal rodoviário. A viação Águia Branca anunciou recentemente a economia de 30 milhões de litros de água por ano, o equivalente à capacidade de 12 piscinas olímpicas. Por meio de um sistema que reaproveita a água do ar-condicionado nos limpadores de para-brisas, a empresa faz a lavagem de veículos e garagens, sendo reaproveitados 31,2 milhões de litros de água por ano.
A ideia do projeto partiu de um motorista da viação, sendo a primeira adaptação foi dentro da oficina da empresa. Já em 2013, o projeto começou como adaptação em todos os ônibus e, a partir de 2015, todos os ônibus da frota já operavam com o sistema.“O mecanismo capta a água do condensamento do sistema de climatização, que antes iria para descarte, redirecionandoaos reservatórios do limpador de para-brisas e do sanitário do veículo, por meio da instalação de um cano simples. O mecanismo é capaz de produzir 1,5 litro de água a cada 50 km que o ônibus percorre. Ou seja, uma economia anual de 1 milhão e 897 mil litros apenas na frota”, informa matéria do Mobilidade Estadão.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Jornal do Commercio
