Sustentabilidade

Mercado de beleza atente público exigente por soluções ambientais

Mercado de beleza atende público exigente por soluções ambientais - Fitec Tec News

É nítido que questões relacionadas ao meio ambiente e práticas ESG têm sido cada vez mais comuns dentro das empresas e exigidas pelos consumidores, e quando o assunto é a área de beleza, isso não é diferente, inclusive já falamos no Portal TECNEWS sobre essa demanda.

Uma pesquisa da publicitária Keloane Mendes, durante seu mestrado em Comportamento do Consumidor na ESPM, sobre o consumo de cosméticos verdes para skincare revelou que a confiança ambiental impacta 69% o comportamento de consumo ecologicamente consciente e 54% o consumo socialmente consciente. Já sobre o valor desembolsado por mês pelos brasileiros em produtos de beleza sustentáveis, 60,1% gastam mais de R$ 100.“Com essa pesquisa, busquei entender o motivo delas consumirem estes produtos. O Brasil é um grande consumidor de cosméticos como um todo. E o consumo de cosméticos verdes, que são os naturais, veganos e orgânicos, está crescendo cada vez mais. Então busquei compreender o motivo por trás disso”, frisa a pesquisadora.

Com o foco em skincare, a pesquisa destacou ainda que o produto mais consumido diariamente é o protetor solar, utilizado por 66,3% da amostra, seguido do hidratante facial (60,1%). “Pudemos observar também que 61,7% dos respondentes que concordam totalmente para a afirmação ‘Faço todos os esforços que posso para comprar cosméticos verdes com matérias-primas ecológicas (por exemplo, orgânico, matérias-primas naturais)’, ou seja, claims de produtos trazendo esses pontos influenciam na decisão de compra”, afirma a mestre em comportamento do consumidor.

 

Beleza com lojas eco-friendly

 

Um bom exemplo dessa busca por opções sustentáveis, inclusive na estrutura das lojas, é a do Grupo Boticário, que lançou recentemente o programa Energia do Amanhã, em parceria com a Raízen Power.

Como parte da estratégia e prática da agenda ESG da companhia, que é transversal ao negócio, o Grupo Boticário foca em fomentar a utilização de energia renovável e ainda causar impacto ambiental positivo na sociedade. Vale lembrar que o Boticário já utiliza energia de fontes renováveis ​​em 100% das operações diretas desde 2023. “O Energia do Amanhã não é apenas mais um programa de fornecimento de energia renovável, é uma alavanca de engajamento de todo nosso ecossistema de franqueados a participar ativamente da transição para uma economia de baixo carbono, ao mesmo tempo que podem apoiar uma iniciativa de conservação de nossa biodiversidade”, destaca Mariana Cavanha, gerente Sr. de Sustentabilidade do Grupo Boticário.

O novo programa, alinhado aos Compromissos Para o Futuro do Grupo Boticário, corrobora com o plano de ação para a redução de emissões de carbono do escopo 3.“Assim como já é feito em nossas operações logísticas e industriais e já foi iniciado em lojas próprias, estamos garantindo o acesso a uma energia limpa e financeiramente atrativa às operações de nossos parceiros de negócio”, conclui a gestora.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto:reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *