Sustentabilidade

Marcas de margarinas investem em neutralização de carbono e palma sustentável

Marcas de margarinas investem em neutralização de carbono e palma sustentável - Fitec Tec News

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) mostrou que 32,2% dos entrevistados preferem passar margarina nos pães no café da manhã. Além de ser a preferência nacional, as marcas estão investindo na sustentabilidade como forma não apenas de agradar um público mais consciente, mas também se engajar às estratégias em ESG.

Uma delas é a Qualy, marca de margarinas da BRF, que realiza um projeto piloto voltado para neutralização de emissões de carbono em campanha digital. Em parceria com a GDB, adtech global de soluções para mídias digitais, a marca conseguiu compensar 89 toneladas de gases de efeito estufa, equivalente a dirigir um carro 2.0 por 25 mil km, emitidos durante o processo de criação das peças veiculadas digitalmente de “Tudo de QualyPra Você”, campanha estrelada pela apresentadora Eliana, em 2024, e idealizada pela AfricaCreative.

A marca objetiva continuar a investir em iniciativas como essa, inclusive em novas ações digitais, explica Aline Alexandrino, gerente executiva da categoria de spreads da BRF.“A criação de campanhas publicitárias online também envolve processos que emitem gases de efeito estufa. Queremos fortalecer o debate com esse projeto, mostrando que é possível colaborar com a mitigação de impactos ambientais também dentro de áreas como comunicação e marketing”, diz.

Segundo a companhia, Qualy recicla 100% de seus potes vendidos, graças a outra parceria, com a certificadora Eureciclo desde 2021. Ao todo, mais de 27,3 mil toneladas de plástico foram recicladas, beneficiando 124 cooperativas e operadores de reciclagem em 21 estados brasileiros.

Óleo de palma

Outra iniciativa vem da Sodexo, companhia global em alimentação, que recentemente lançou a primeira margarina feita exclusivamente com óleo de palma certificado do Brasil, em embalagem de 15kg, fruto de uma parceria com a fabricante Seara. O óleo de palma utilizado foi certificado pela auditoria RSPO (RoundtableonSustainable Palm Oil), e atesta que toda a produção seguiu padrões sem causar impactos ambientais ou sociais, como desmatamento ilegal, perda de biodiversidade e condições de trabalho inadequadas.

“Esse avanço demonstra nosso compromisso em adotar soluções sustentáveis que favoreçam a conservação ambiental e garantam condições de trabalho justas na cadeia produtiva. Até o momento, não existia fabricante de margarina nacional em embalagem de 15kg que utilizasse o óleo de palma certificado”, afirma Cláudio Marcos Ferreira, diretor de Supply Management da Sodexo, ao Diário do Comércio.

A ação contribui ao cumprimento da meta da Sodexo Brasil de certificar 65% do óleo de palma utilizado em suas operações até o final do seu ano fiscal de 2025.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Divulgação – Qualy

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