Para um público cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade, marcas investem em estratégias em prol do meio ambiente, não apenas para alavancar a reputação, mas também por terem a consciência da necessidade de ações urgentes em prol do planeta.
Um exemplo é a Corona, cerveja premium da Ambev, patrocinadora oficial da World Surf League, etapa brasileira da WSL, considerada a maior competição de surf do mundo. Por meio de parcerias, realiza algumas ações na Praia de Itaúna, Saquarema, RJ, local do circuito de surf, na chamada Casa Corona.
Nesse espaço é possível desde doar suprimentos às vítimas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul,até a troca de resíduos por uma moeda social, que pode ser convertida na aquisição da bebida, ingressos e experiências exclusivas com a marca.“Para Corona, uma marca que nasceu da praia e tem o surf como uma das principais plataformas de conexão com o público ao ar livre, é muito gratificante fazer parte de mais uma edição do maior evento de surf do mundo. A Casa Corona é um espaço único, onde a exclusividade e a magia se encontram”, comemora Gabriela Gallo, diretora de marketing de Corona no Brasil, ao site Promoview.
Marcas com sustentabilidade
A sustentabilidade também é algo a ser pensada inclusive na contratação de uma empresa que ative marcas e realize eventos corporativos. A MCM Brand Experience desde 2015 realiza uma série de atividades em prol do meio ambiente, que figuram treinamentos a colaboradores e parceiros sobre gestão de resíduos, educação de qualidade e igualdade de gênero.
“Desde 2018, contamos com a certificação da ECOVADIS, que atesta nossas práticas de compras sustentáveis e de impacto na cadeia de eventos corporativos. Em 2023, reciclamos 83% das 12,7 toneladas de resíduos gerados em nossos eventos. E, desde 2023, compensamos todo o carbono das nossas operações através da preservação de biomas nativos”, aponta Renata Ankowski, diretora de Estratégia Comercial na companhia.
Um exemplo apresentado pela gestora é o evento Cor do Ano, realizado pela empresa de tintas Suvinil. Desde 2018, a ação é feita com zero resíduos, mão de obra de impacto social e compensação de carbono. “Mais do que palavras em um documento, a sustentabilidade e a responsabilidade social se traduzem em ações concretas. Ao longo dos anos, implementamos diversas iniciativas que visam reduzir nosso impacto ambiental, promover a diversidade e a inclusão, e contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos”, finaliza Renata Ankowski.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Matheus G.
