A Evolua Energia, empresa especializada em energia solar, anunciou recentemente que concluiu a energização da usina fotovoltaica (UFV) Quinta São Luiz, em Montes Claros, MG, com potência de 1,5 MWac e 1,98 MWp. O empreendimento representa a última usina a ser energizada dentro de investimentos de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) I e II, que somaram R$ 225 milhões. Projetos desse tipo estão em destaque no país.
O projeto também trouxe benefícios à comunidade, com a criação de 50 vagas durante a construção e a manutenção de 10 postos de trabalho na fase operacional. “A energização dessa usina simboliza mais do que uma conquista operacional; reflete nosso compromisso em promover avanços sustentáveis que gerem valor às pessoas e ao setor. Seguiremos investindo em projetos que contribuam para um futuro energético mais limpo e acessível”, comemora Tarcísio Neves, CEO da Evolua Energia.
Projetos para hospitais
No Paraná, a Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do estado (Femipa) lançaram, em Guarapuava, PR, o programa Femipa Energia, para construir e implementar sistemas de geração solar em unidades hospitalares sem fins lucrativos do estado.
O projeto prevê um investimento superior a R$ 81 milhões e a geração de 18 megawatts (MW) de energia renovável até fevereiro de 2027. “A implementação do Femipa Energia ocorrerá em duas etapas: primeiro as instalações de usinas nos hospitais, com início em abril deste ano. Já o segundo lote estima implantar usinas em solo, distribuídas em quatro municípios paranaenses com previsão de obras a partir de junho”, informa notícia do Brasil 247.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: reprodução – Pixaby
