Sustentabilidade

Integrar a Educação Ambiental no currículo escolar cultiva a conexão com a natureza desde a primeira infância

Integrar a Educação Ambiental no currículo escolar cultiva a conexão com a natureza desde a primeira infância - Fitec Tec News

Ensinar além de um ato cidadão é uma porta para reflexões e uma visão mais crítica em relação aos mais variados temas, o meio ambiente é um deles e também de extrema relevância, em um momento em que eventos climáticos extremos atingem recorrentemente o Brasil e diferentes partes do mundo. Previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Ambiental deve ser uma competência que transponha a área das Ciências, sendo abordada de forma interdisciplinar em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

“A Educação Ambiental é uma temática que vem amadurecendo desde o final do século 20 como um instrumento importante e relevante na busca de uma reconexão das pessoas com a natureza. É fundamental que essa abordagem esteja na base de qualquer processo educativo, uma vez que diz respeito à nossa relação com nós mesmos, com o nosso passado, presente e futuro, sendo essencial a ser trabalhado tanto no ambiente escolar quanto fora dele”, frisa Alexander Turra, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, e um dos Idealizadores da SP Ocean Week, que já falamos anteriormente no Portal TECNEWS.

 

Dia Internacional da Educação

 

O tema aliás é imprescindível para estar na agenda do Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em comemoração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

Articulações estão sendo feitas para levar a Educação Ambiental para o ambiente de ensino, tornando os alunos como replicadores de boas-práticas.Um exemplo vem da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que disponibiliza em seu site, de forma gratuita, a coleção Meu Ambiente, composta de 18 volumes, sendo nove exemplares para professores e nove para estudantes, em formato digital, inclusive com tutoriais de uso em sala, cujos temas abrangem Ecossistema Marinho, Água e Conservação da Natureza.

“Cada volume aborda um tema e é voltado para uma série do Ensino Fundamental. Os livros do volume 7, por exemplo, retratam as mudanças climáticas para estudantes e professores do 7º ano. Vale lembrar que a natureza está mais perto do que se imagina; basta olhar ao redor”, explica Omar Rodrigues, gerente-sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário.

 

Nas periferias

 

O Instituto Phi é outro bom exemplo de como a Educação Ambiental pode ser transformadora. A organização não governamental que atua na gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas, apoia o Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC), em Campo Grande, RJ.Fundado pela assistente social Selma Pacheco em 1993, o NEAC atende cerca de 200 crianças e 800 famílias com programas de educação, cultura, esporte e assistência psicossocial, sendo o primeiro passo a promoção de ações ambientais na comunidade de Comari II, que enfrentava sérios problemas de poluição, especialmente com o lixo jogado no Rio Cabuçu.

Em 2002, o NEAC iniciou a criação de um sistema de troca de materiais recicláveis com as crianças da comunidade, que podiam trocar esses materiais por bolas de gude e outros itens.  A ação teve tanto sucesso que foi criado o EcoMercado, espaço onde os materiais recicláveis são trocados por itens essenciais, como material escolar, alimentos e materiais de higiene e limpeza.

“O Instituto Phi tem muito orgulho de apoiar o NEAC ao longo dos últimos seis anos e acompanhar essa construção de uma relação mais harmônica entre as pessoas e o meio ambiente, criando um futuro mais justo e saudável para todos”, diz Luiza Serpa, diretora e fundadora do instituto.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *