Tecnologias

Inovações, como a rastreabilidade e blockchain, aumentam pegada sustentável do jeans

Inovações, como a rastreabilidade e blockchain, aumentam pegada sustentável do jeans - Fitec Tec News

O 20 de maio é conhecido como o Dia Mundial do Jeans, data da patente registrada por Levi Strauss e Jacob Davis em 1873. Queridinho do mundo da moda e presente na maioria dos guarda-roupas, o item ainda utiliza de muitos recursos da natureza para a sua fabricação, o que confere a importância da conscientização de empresas e pessoas em seu consumo. Nessa busca, tecnologias como a rastreabilidade e o blockchain estão ajudando o setor produtivo.

Para se ter ideia, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial e quarto maior consumidor, segundo o relatório Fios da Moda, divulgado pela Revista piauí:  uma calça jeans com fibra de algodão tem uma pegada de carbono que pode chegar até 24,8 kg de CO2 por peça, sendo a pegada hídrica de uma única peça é de 5,2 mil litros, desde o plantio da fibra até o pós-consumo.

Fazendo um comparativo, essa pegada é considerada maior que uma pessoa precisa de água por mês, ou seja, 100 litros por dia para atender suas necessidades básicas, resultando em 3 mil litros por mês, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Rastreabilidade

Uma das formas que a indústria está empenhando para tratar do tema é a rastreabilidade. Uma das plataformas vem da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em que os consumidores podem acompanhar como os produtos com certificação socioambiental pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) foram desenvolvidos, sistema via blockchain e leitura de QR codes nas peças de varejistas que integram o programa.

“Na nossa plataforma, a coleta de dados ocorre ao longo de toda a cadeia têxtil: os códigos de barra dos fardos de algodão certificado usados pela fiação, os lotes de fios usados pela tecelagem ou malharia, os lotes de tecido ou malha utilizados pela confecção e, por fim, os lotes de produção das peças finais entregues ao varejo. Tudo isso é validado, a cada etapa, pelo sistema e, quando aprovados, são gravados em blockchain”, comenta, ao GShow, Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Associação.

Coleção cápsula em homenagem ao Dia do Jeans

A Damyller, especializada em jeanswear sustentável, lançou uma coleção cápsula em homenagem ao Dia do Jeans, feito em algodão com viscose, que tem em sua produção a redução de 60% de carbono. “Além de acompanhar tendências, buscamos criar coleções que tenham identidade e propósito. Nessa cápsula, o jeans é ressignificado com novas iniciativas, texturas e efeitos, sem deixar de lado a informação de moda, o conforto e a durabilidade que são a base do nosso DNA”, explica Fernanda Webster, relações públicas da Damyller.

A marca conta com a tecnologia ATMOS em sua produção, que utiliza apenas o ar da atmosfera para lavar o jeans, como um incentivo à redução do uso de água e produtos químicos. “Mais do que uma tendência, o uso de iniciativas sustentáveis reflete nosso propósito de transformar a maneira como a moda é produzida. Cada peça criada carrega nosso compromisso com um futuro mais limpo e ético”, comenta a gestora.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Damyller/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *