Estima-se que no Brasil há 167,6 milhões de pets, ou 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Ainda no campo dos números, são mais de 285 mil empresas voltadas ao segmento no território nacional, sendo o terceiro maior mercado pet do mundo, aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
“Esse mercado tem proporcionado vários diferenciais que podem e devem ser analisados pelos empresários e a depender implantados para gerar novas atratividades ao negócio. O mercado, assim como o cliente, busca otimizar tempo e praticidade”, destaca acrescenta Débora Medeiros, gestora responsável pelo setor no SEBRAE.
Sustentabilidade no mercado de pets
Do mesmo modo que esse setor cresce, a importância de se levar em conta a sustentabilidade na destinação correta dos produtos aos nossos amigos também precisa estar no radar. Um exemplo é a plataforma Petlove, que em parceria com a startup eureciclo, desde 2021, por meio de logística reversa, destina recursos para as operações das cooperativas de reciclagem.
“Nosso objetivo é garantir que tenhamos um impacto socioambiental positivo em todas as regiões do Brasil onde nossos produtos chegam”, disse, à VEJA, Marcio Waldman, fundador e CEO do Grupo Petlove. A plataforma também conta com produtos com pegada sustentável em seu portfólio.
Destinação correta
Uma das ações é a “Pegada Sustentável”, programa lançado recentemente pela Elanco Saúde Animal, empresa no desenvolvimento de soluções para a saúde e bem-estar de animais de produção e de companhia, com o propósito de viabilizar e incentivar o descarte correto e reciclagem de embalagens e produtos com resíduos do segmento de Pet Health.
De acordo com informações da companhia, o projeto vai começar com o incentivo à destinação correta das embalagens e resíduos dos produtos Neptra™ (medicamento para otite externa canina de uma dose e aplicado pelo médico-veterinário) e SerestoTM (coleira antiparasitária), disponibilizando coletores em clínicas, hospitais veterinários e pet shops parceiros. Ação deve beneficiar 650 parceiros no primeiro ano e a ideia é viabilizar que tutores e médicos veterinários possam assumir um compromisso com a destinação correta das embalagens.
“Entendemos que é nosso papel contribuir para essa mudança no mercado e também para viabilizar esse movimento que vem para atender uma exigência dos próprios tutores. As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o seu papel em relação à sustentabilidade do planeta”, afirma Karina Toledo, gerente de marketing de terapêuticos de Pet Health da Elanco Brasil.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação – Elanco
