A Hyundai Motor Brasil foi premiada ontem (30), em São Paulo, por suas iniciativas voltadas ao meio ambiente. A fabricante sediada em Piracicaba (SP) foi a vencedora do Prêmio Automotive Business, na categoria ESG, em reconhecimento ao conjunto de ações desenvolvidas pela marca em sua fábrica, tendo sido em 2023 a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e, este ano, elevado seu índice de conformidade na destinação de descartes de 93% para 94,2%.
“A Hyundai tem no ‘Progresso para a Humanidade’ sua diretriz global, e a partir dela desenvolve veículos com foco no melhor equilíbrio entre a necessidade de nossos clientes e a relação com o meio ambiente. O reconhecimento de um prêmio tradicional como o da Automotive Business nos honra e certifica o caminho que estamos trilhando nas áreas ambiental, social e de governança, ao mesmo tempo em que nos coloca a responsabilidade de seguir avançando com inovações na área de ESG, focados em liderar as mudanças da indústria e servir de referência para aqueles que buscam as boas práticas no setor”, afirma Fabio Bonilha, gerente sênior de ESG e Inovação da Hyundai Motor Brasil.
Prêmio Automotive Business
O Prêmio Automotive Business, que chegou a sua 14ª edição, destaca projetos com alto potencial de impacto positivo, propostas inovadoras e iniciativas capazes de entregar um novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e para a sociedade como um todo. O reconhecimento promove os profissionais e organizações que assumem o protagonismo da transformação no setor e fomenta a evolução do ecossistema da mobilidade com novas soluções.
O pioneirismo da Hyundai na certificação Lixo Zero é resultado do trabalho realizado pela marca desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para uma destinação mais assertiva, busca por finalidades alternativas aos detritos gerados e, por fim, a supressão total do envio de substratos para aterros. Em menos de um ano, o objetivo foi alcançado, com zero de emissão de rejeitos para os aterros.
A certificação do Instituo Lixo Zero é emitida apenas para aquelas empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos enviados corretamente para descarte e não para aterros, evitando destinações que englobem coprocessamento e incineração, o que reduz, assim, o impacto ambiental.
Reutilização de materiais
Mais recentemente, a Hyundai anunciou novas iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e otimização de recursos em sua planta em Piracicaba (SP). Uma delas prevê a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. A Hyundai entrega os retalhos ao fornecedor parceiro, que armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes. Atualmente, a montadora estima que potenciais cinco toneladas mensais de retalhos, que seriam descartadas, ganharão novo ciclo de vida na cadeia automotiva. A iniciativa prevê também o envio de resíduos de todos os tipos de selantes do processo de pintura, antes descartados e incinerados, para reuso no processo de produção dos tapetes.
Uma segunda ação adotada pela Hyundai trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba (SP). Nesta parceria com a Global Química, a Hyundai vai direcionar, a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água ou solvente, para a produção de uma tinta de segunda linha, que poderá ser utilizada em manutenções prediais e projetos socioambientais.
Para acessar a lista completa de vencedores do Prêmio Automotive Business 2024, acesse o link automotivebusiness.com.br/pt/premio-ab-2024. Você também pode conferir as principais ações de Sustentabilidade da Hyundai no mundo no link hyundai.com/worldwide/en/company/sustainability.
