Tecnologias

Greentechs recebem investimentos facilitam o engajamento sustentável

Greentechs recebem investimentos facilitam o engajamento sustentável - Fitec Tec News

Sabemos que sustentabilidade não é apenas uma moda, mas uma necessidade urgente se queremos um mundo melhor para hoje e o futuro. Contudo, adaptar-se aos requisitos socioambientais requer estudo, engajamento e, principalmente, ações efetivas. E a tecnologia é uma grande aliada nesses processos.

Pensando nisso, investidores estão injetando expertise e incrementos financeiros nas chamadas greentechs, startups que tem em seu escopo o meio ambiente. Uma delas é a Oxygea, Corporate Venture Capital (CVC) da estratégia de inovação da companhia Braskem.

 

Engajamento sustentável

 

Em março, a companhia investiu mais de R$ 4 milhões em startups com foco na sustentabilidade e inovação. Para participar, integraram o OxygeaLabs, laboratório de aceleração do CVC a startups. Em números, 324 se inscreveram para o curso, sendo que seis foram selecionadas, recebendo treinamento tecnológico, jurídico, de gestão de pessoas, finanças e marketing, e três receberam o apoio financeiro.

“Temos como prerrogativa poder investir em todas as selecionadas do programa, no entanto utilizamos esse período de aceleração para melhor conhecer as startups/founders e aprofundar em uma diligência de negócios para avaliar o tamanho da oportunidade, engajamento, diferenciais de negócio e principais desafios”, comenta Vitor Moreira, Managing Director da Oxygea, à revista Exame.

 

“Qual é a sua pegada?”

 

Um exemplo de como a aceleração e o aporte financeiro são de extrema importância para impulsionar as startups, a Zaya, greentech que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de companhias de pequeno, médio e grande porte, teve o apoio da Oxygea em outras oportunidades para o andamento de seu trabalho em auxiliar líderes na tomada de decisões mais sustentáveis em seus negócios.

Fundada em 2023, a empresa nasceu da experiência da fundadora,Isabela Basso, dentro do time de sustentabilidade da Braskem. “Após testes-piloto com alguns parceiros comerciais, ainda dentro da companhia mãe, a startup foi investida pela Oxygea, para se tornar uma empresa independente e iniciar a criação de um produto próprio e iniciar sua tração comercial”, explica a gestora.

Além de seu trabalho direcionado ao ambiente corporativo, a Zayaconta com uma ferramenta ao consumidor final. Trata-se do“Qual é a Sua Pegada?”, que permite solicitar informações sobre a pegada de carbono de produtos e marcas que consome diariamente ou pretende comprar. “A ideia é levar ao usuário transparência sobre os produtos que desfrutam, além da formação de um repertório sólido para exercer uma cobrança mais eficaz sobre as marcas em suas práticas ambientais”, conclui.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *