O Grande Prêmio (GP) de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, SP, é um dos eventos que, literalmente, movimentam a cena de eventos. Segundo os organizadores, além da injeção em mais de R$ 1,6 bilhão na economia local, o GP proporcional 14 mil empregos diretos e indiretos nos três dias de apresentações, em novembro.
Também uma oportunidade para agenda ambiental. Todo resíduo de óleo lubrificante coletado foi reciclado. O rerrefino, como é chamado o processo de recuperação do resíduo, resulta na matéria-prima que retorna ao mercado em forma de óleo básico de alta performance.
Fórmula 1
Segundo a Associação Ambiental para Gestão do Óleo Lubrificante(AMBIOLUC), entidade que representa o setor, a cada um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. “O óleo lubrificante usado está presente em cada movimento da sociedade. É por essa urgência de conscientização sobre o descarte correto do óleo usado que a Lwart e o GP São Paulo estão unidos pelo terceiro ano consecutivo, contribuindo com a proteção ambiental na etapa brasileira desse evento mundial”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística, da Lwart Soluções Ambientais, especializada na coleta e rerrefino de OLUC, e realizou esse procedimento no GP.
Esse sistema faz parte do programa de ESG do evento, em linha com as atuais diretrizes da FOM (Formula One Management), entidade responsável pela promoção do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pelo exercício dos direitos comerciais do esporte.
Outra novidade é o uso, pela primeira vez, de copos retornáveis, evitando os descartáveis. Os copos, disponíveis para todas as bebidas, requerem um valor de R$ 5, que pode ser reembolsado ou trocado por novos copos ao longo dos dias de evento, ou até levados como recordação pelos fãs. “O sistema de pagamento usado foi o Cashless, obrigatório nos setores de alimentação das arquibancadas e na Fanzone, que funciona por meio de um cartão pré-pago exclusivo”, informa o site F1 Mania.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: divulgação
