Resíduos

Festas juninas e julinas: São João de Caruaru recebeu duas centrais de triagem de resíduos

Festas juninas e julinas São João de Caruaru recebeu duas centrais de triagem de resíduos - Fitec Tec News

As festas juninas e julinas, tão presentes pelo Brasil, além de alegrar as pessoas e impulsionar o setor de eventos, também são palco para a sustentabilidade. Um exemplo é o São João de Caruaru, PE, que contou durante os 70 dias de festa com duas centrais de triagem de resíduos e beneficiando 150 catadores de material reciclável da região, Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru (ACRSC), Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA) e o Instituto Mãos Amigas (IMA).

As organizações Verdear Eventos + Sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente de Caruaru e o Instituto Transforma Caruaru estão no rol de entidades envolvidas no “São João Sustentável”, ação de operacionalidade da iniciativa, conforme comenta Chris Magalhães, coordenadora do Instituto.“O intuito do São João Sustentável é trabalhar o tripé ESG, impactando de forma positiva na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão à margem da sociedade, promovendo junto a grandes marcas a oportunidade de um trabalho digno e honesto”, frisa.

 

Reciclagem movimenta São João Sustentável

 

A ação se deve graças ao projeto Recicla Solar, promovido pela Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional, que até o momento arrecadou mais de 56 toneladas foram recolhidas pelas três associações de catadores envolvidas na força-tarefa do “São João Sustentável”. “Sabemos da importância do São João para movimentar a economia da região e queremos contribuir com essa injeção de empregabilidade onde estamos inseridos. Com o Recicla, contribuímos com o viés da economia circular, aumentando a reciclabilidade dos resíduos gerados pelo evento e apoiando os profissionais da reciclagem”, explica Flávio Scalco, diretor Regional da Solar Coca-Cola.

O Recicla Solar, que ano passado comprou mais de 40 toneladas de PET e vidro advindos das coletas do São João de Caruaru, reutiliza esse material na produção de novas embalagens, quebrando com a tradicional da economia linear. Já para 2024, o projeto está beneficiando os catadores com mais de 6 mil litros de bebidas, 300 cestas básicas e mais de mil itens de equipamentos de proteção individual, entre luvas, coletes e bolsas de coleta, informa nota da Coca-Cola.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *