Sustentabilidade

Férias também significam investir em sustentabilidade

Férias também significa investir em sustentabilidade - Fitec Tec News

Os turistas, ao planejarem as próximas férias, também estão pesquisando se os destinos estão trabalhando a favor do meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa da plataforma de reservas Booking.com de 2022, divulgada pelo blog Viajar Verde, identificou que 81% dos turistas mundiais pensam que viajar de forma sustentável é importante e 71% dos respondentes desejavam fazer viagens assim nos próximos 12 meses, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano de 2021.

 

Férias sustentáveis

 

E as empresas estão se adaptando para isso: no Rio de Janeiro, o Ribalta Hotel anunciou a criação de um Comitê de Sustentabilidade, com o objetivo de propor estratégias que promovam a evolução das ações ESG no hotel. Entre os projetos já estruturados, destacam-se a compostagem de resíduos e parcerias com produtores locais.

Ao Hotelier News, Neyre Freixo, superintendente de Operações da Ribalta Hospitalidade (comandada pela empresa Ombrello, que gerencia o hotel) comenta que as mudanças refletem uma transformação na forma de gerir. “Estamos localizados em frente ao Campo Olímpico de Golfe (Barra da Tijuca), que abriga diversas espécies de fauna e flora, ou seja,nossas ações representam um compromisso com toda a comunidade do entorno”, explica.

 

Redução de emissões

 

A Aviva, detentora do Hot Park e Rio Quente Resorts, GO, e da Costa do Sauípe, BA, anunciou recentemente que neutralizou 100% de suas emissões de carbono realizadas em 2023, recebendo a certificação de Empresa Carbono Neutro 2024 da O’green, empresa especializada em gestão de emissões de gases de efeito estufa, responsável por validar créditos de carbono emitidos pela ONU.

A companhia realizou a gestão de suas emissões de gases de efeito estufa por meio da redução e da neutralização, sendo este o primeiro passo para iniciar a transição para uma economia de baixo carbono, em que as operações dos complexos buscam minimizar o impacto ambiental em todas as etapas de seus processos.

“As emissões absolutas de GEE – Gás de Efeito Estufa nos destinos da Aviva foram reduzidas em 44,75% na Costa do Sauípe e 31,57% no complexo de Rio Quente, incluindo operação do resort e parque aquático, em 2023, em comparação com o ano anterior”, comenta Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva.

A empresa ainda adotou medidas mais sustentáveis em alguns processos, como é o caso da usina fotovoltaica, no complexo de Rio Quente, que atualmente abastece 25% da energia consumida no complexo.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *