Caminhões elétricos, centros de distribuição estratégicos, parcerias, respeito com meio ambiente e atuação dos trabalhadores. Essas são algumas das estratégias empregadas pelo setor de logística para cumprir os conceitos ESG. A iniciativa tem sido uma chave importante nesse processo.
Em números, esse negócio movimenta no Brasil R$ 1,5 trilhão por ano, contratando mais de 12 milhões de profissionais, segundo o Instituto de Logística Supply Chain (ILOS). Uma das empresas beneficiadas com a combinação de sustentabilidade e eficiência nas entregas é a Luft Logistics.
Chave para a sustentabilidade
Por meio da sua divisão de saúde, a Luft Healthcare, recebeu recentemente o selo para gestão ambiental ISO 14001:2015, pela QMS Certification. Sediada em Itapevi (SP), a empresa segue rigorosos padrões em seu Sistema de Gestão Ambiental, especialmente nas atividades de logística e transporte de produtos farmacêuticos, cosméticos e de saúde.
“Válido até 2027, o selo é o resultado de um esforço contínuo para minimizar os impactos ambientais de nossas operações, promovendo práticas que visam a conservação dos recursos naturais e a redução de resíduos”, afirma Angélica Nogueira, diretora de Serviços da Luft Healthcare.
Parcerias
Outra empresa que se beneficia do ESG é a PostalGow, que oferece soluções logísticas especializadas no segmento de telecomunicações.
Uma das inovações criadas pela empresa foi o sistema DevolvaFácil, iniciado por meio de uma parceria com os Correios, para oferecer vouchers gratuitos aos consumidores pelo envio dos equipamentos. Ao fazer o cancelamento do contrato de assinatura, o cliente recebe esse cupom para que seja feita a devolução do equipamento eletrônico sem custos.“Além da parceria, desenvolvemos bases em cada capital dos 27 estados para otimizar os custos unitários e deslocamento”, relata Carlos Tanaka, CEO da companhia.
Em 2023, a Postal Gowf irmou outra parceria, com plataforma Kangu, que possui 2.800 comércios afiliados, oferecendo aos clientes a opção de postar o equipamento em um comércio de bairro, trazendo mais agilidade e facilidade para a logística reversa.
Atualmente, conta com mais de 6.300 agências dos Correios em território nacional e mais 2.800 pontos Kangu parceiros. “Por trás de todo o processo, podemos rastrear os pacotes, transportá-los para nossa matriz em Barueri, SP, embalar e devolver os equipamentos recuperados dentro dos padrões homologados pelos Centros de Distribuição dos contratantes”, conclui Tanaka.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Luft Logistics – divulgação
