Sustentabilidade

Escolas sustentáveis destacam projetos de liderança feminina e educação ambiental

Escolas sustentáveis destacam projetos de liderança feminina e educação ambiental - Fitec Tec News

Sabemos que a importância de adotar práticas sustentáveis é essencial não apenas para o futuro, mas para o agora. E o ambiente escolar é um meio ideal de difusão, aprendizagem e inspiração para tais ideias. Com esse objetivo muitas escolas estão dando oportunidades para a liderança feminina e a educação ambiental.

Um exemplo é o da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, em Porto Alegre, RS, que desenvolve desde 2019 o “Em Busca dos Jardins: a formação de lideranças femininas comprometidas com o desenvolvimento social do território”. A iniciativa forma lideranças femininas por meio da mediação de leitura e diálogos sobre desigualdade de gênero, além de promover ações contra a violência de gênero, autocuidado e saúde mental.

 

Liderança feminina e educação ambiental

 

“Envolve um conjunto de ações propostas pelo Coletivo de Mediadoras de Leitura Luísa Marques, composto por estudantes da escola. A ideia é projetar o futuro, mostrando como a escola, sendo uma referência no território, tem papel fundamental na promoção e efetivação de políticas públicas para combater problemas oriundos da desigualdade de gênero que têm graves reflexos no processo educativo”, informa nota.

O movimento foi agraciado, em outubro, com o Prêmio Escolas Sustentáveis. Organizada pela Santillana, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana, a premiação reconhece projetos liderados por alunos e professores de instituições de ensino do Brasil, México e Colômbia que promovem o desenvolvimento socioambiental das comunidades locais.

 

Ação socioemocional

 

Outra iniciativa é do Colégio Brasília, em São Paulo. A escola particular conta com atividades voltadas à promoção da educação ambiental e também da valorização de seus alunos, professores e colaboradores, com destaque para o Ciclo de Atividades Socioemocionais.

A vivência contou compalestras sobre lidar com estresse, oficinas de gestão das emoções, formas de afeto e convívio familiar, para alunos dos ensinos médio e fundamental.

“Nossos alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática aprendizados que trarão maior gestão e controle de suas emoções a curto e longo prazo. Buscamos continuamente na formação completa de cada aluno, trazendo o que visa a manutenção da gestão do pensamento e das emoções, da comunicação multifocal, da empatia, resiliência entre outras habilidades que são muito importantes para a vida em sociedade”, informa nota.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *