Energia

Equipamentos e uso inteligente são fórmulas para economia energética

Equipamentos e uso inteligente são fórmulas para economia energética - Fitec Tec News

Reduzir o tempo de banho, não abrir muitas vezes a geladeira, apagar a luz quando não estiver no ambiente, optar por abrir as janelas a usar o ar-condicionado ou ventilador. Os métodos são inúmeros e indispensáveis quando o assunto é economia de energia. E não é para menos: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projeta um reajuste médio de 6,3% em 2025 na conta de luz, acima do índice da inflação, devido ao baixo nível de vazão nas usinas hidrelétricas.

Mas outro ponto deve ser pensado: as condições dos equipamentos e sua utilização de maneira inteligente. Essa fórmula não apenas culmina em uma conta mais barata, mas também é sinônimo de mais durabilidade dos aparelhos, e consequentemente, menos resíduos eletrônicos.

Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), comenta que é preciso levar em consideração fatores diversos. “O consumo de energia depende de duas variáveis: potência dos equipamentos, em watts (W), e tempo de utilização, em horas. Para utilizar corretamente a energia, deve-se atuar nessas duas variáveis”, explica ao g1.

Na aquisição de um produto, a recomendação é verificar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que classifica os produtos de A (mais eficiente) a G (menos eficiente), e o Selo Procel, que destaca os modelos com melhor desempenho energético dentro de suas categorias.

Calculadora inteligente

Para auxiliar os consumidores, a fabricante Fischer Eletrodomésticos, de Brusque, SC, lançou uma calculadora gratuita que permite simular o custo de energia de cada equipamento, convertendo o consumo em reais e ajudando a entender o impacto que cada aparelho pode proporcionar na fatura mensal de energia.

“Nosso compromisso é criar produtos que façam sentido para a vida real das pessoas. Quando falamos em eficiência energética, falamos também em respeito ao consumidor, ao meio ambiente e ao futuro”, conta Karin Fischer, diretora comercial e de marketing da companhia.

A ferramenta está disponível neste link

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *