Tecnologias

EPR, IA, CRM: o trio da digitalização que impulsiona a sustentabilidade corporativa

EPR, IA, CRM o trio da digitalização que impulsiona a sustentabilidade corporativa - Fitec Tec News

EPR, IA, CRM. Essas letrinhas podem parecer “códigos secretos”, porém são algumas das soluções em digitalização, não apenas para economizar com uso de papel, mas também como prática sustentável dentro das corporações.

“A digitalização não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica. E ser eficaz, a integração com outras tecnologias é essencial. Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) e Inteligência Artificial (IA), são fundamentais para otimizar processos internos, ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente”, explica Marcelo Araújo, diretor comercial da eBox Digital, especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais, em artigo ao TecMundo.

E isso está na mesa de negociações de grandes potências globais. Na China, por exemplo, durante o Fórum Internacional sobre Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, foi lançada a “Iniciativa de Beijing sobre a Promoção da Tecnologia Digital para o Desenvolvimento Sustentável”, um chamado para utilização da tecnologia como motor para acelerar a implementação da Agenda 2030.

“A iniciativa propõe cinco principais objetivos: aplicação inovadora da tecnologia digital no desenvolvimento sustentável; construir uma plataforma global de recursos e tecnologias digitais compartilhados; fortalecer a capacidade da formulação de políticas com base no empoderamento da tecnologia digital; impulsionar a educação pública sobre como a tecnologia digital pode apoiar o desenvolvimento sustentável e lançar grandes programas científicos internacionais”, destaca notícia da China Radio Internacional (CRI).

 

Digitalização da energia: acelerar para descarbonizar

 

Segundo um estudo do think tank Ember, 30% da produção global já vêm de fontes renováveis, ou seja, a digitalização perpassa o processo de descarbonização, especialmente quando se refere a grandes infraestruturas elétricas.

Para Patrícia Cavalcanti, diretora de Digital Energy e Power Products da Schneider Electric para América do Sul, ambientes como redes elétricas, indústrias de alta demanda e instalações comerciais, a tecnologia digital se torna uma grande aliada para acelerar e otimizar processos. “Nas redes elétricas, a digitalização é essencial para superar questões estruturais, como a intermitência das fontes renováveis. Redes inteligentes, alimentadas por dados em tempo real, equilibram oferta e demanda, enquanto transformadores, disjuntores e sistemas de armazenamento proporcionam a continuidade operacional em condições adversas”, frisa a especialista.

Isso congrega não apenas as grandes corporações. Pequenos produtores de energia, por exemplo, também podem se beneficiar em processos digitais inteligentes, significativos tanto para a eficácia quanto para a sustentabilidade: “Mais do que ampliar a resiliência, essas soluções preparam as infraestruturas visando uma demanda crescente e assegurando que o fornecimento de energia seja sempre estável e efetivo”, analisa a gestora.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *