Sabemos que conteúdos produzidos por influenciadores para a internet são ferramentas poderosas de influência e quando aplicadas para impactar os públicos no tema meio ambiente, podem ser uma válvula transformadora para conscientização.
A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), por exemplo, firmou uma parceria com o canal Manual do Mundo, especializado em ciência e educação, para uma campanha sobre descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, envolvendo o público infanto-juvenil, público-alvo do canal, mas também envolvendo pais e educadores.
Um vídeo sobre logística reversa de eletrônicos feito pelo canal a pedido da associação ultrapassou 334 mil visualizações no YouTube e registrou 53% mais curtidas que a média dos vídeos disponibilizados no mês de publicação (setembro de 2024). De acordo com a ABREE, que conta com materiais educativos sobre o tema, após a parceria, seu site teve aumento de 64% nos acessos.
“Acreditamos que o conhecimento transforma. Participar de uma campanha como essa, que conecta educação, meio ambiente e tecnologia, é uma grande oportunidade de inspirar mudanças reais no dia a dia das famílias brasileiras”, destaca Iberê Thenório, criador do Manual do Mundo.
“Levar o tema às novas gerações de forma lúdica e acessível é um dos caminhos mais eficazes para estimular mudanças de comportamento. Com o Manual do Mundo, conseguimos transformar um tema técnico em algo interessante e com alto potencial de impacto”, arremata Marta Fraga, gerente de Comunicação e Marketing da ABREE.
Influenciadores verdes: Greenfluencers
Uma pesquisa da Influency.me, empresa especialista em marketing de influência, publicado pelo Meio & Mensagem, mostrou que o Brasil acumula atualmente 2 milhões de influenciadores digitais, o que podemos incluir os chamados Greenfluencers, ou “influenciadores verdes”. Com conteúdo voltado a promover um estilo de vida sustentável e conscientizar sobre questões ambientais, os Greenfluencers compartilham experiências e práticas possíveis de viver sem agredir o meio ambiente.
E esse interesse vai além de “likes”: um estudo nos EUA divulgado pela Forbes descobriu que os influenciadores são mais identificáveis que celebridades de Hollywood e considerados mais confiáveis que as próprias vozes das marcas.Ou seja, enquanto observamos números ascendentes ou buscamos pelo tema, esse poder é considerado e extrapolado além das telas.
Tanto é que um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) destacou que “influenciadores sociais e líderes de pensamento podem aumentar a adoção de tecnologias, comportamentos e estilos de vida de baixo carbono”.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto:Divulgação –ABREE e Manual do Mundo
