Reciclagem

Entidades se reúnem em São Paulo para discutir reciclagem de embalagens PET

Entidades se reúnem em São Paulo para discutir reciclagem de embalagens PET - Fitec Tec News

A Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) apresentou ao mercado os novos dados da 13.ª edição do Censo da Reciclagem do PET no Brasil (resultado de entrevistas e levantamento mercadológico feitos com empresas de todo país), durante a edição 2025 do PETtalk – Conferência Internacional da Indústria desse material, ocorrida em São Paulo.

Segundo o estudo, divulgado no evento em 24 de março, o país reciclou 410 mil toneladasde embalagens PET (Polietileno Tereftalato) em 2024.Ou seja, em dois anos, o aumento foi de 14%, montante superior às 359 mil toneladas recicladas 2022.

Sobre a destinação, a resina reciclada de PET (37%) foi para produzir novas embalagens, principalmente aos setores de água, bebidas gaseificadas e outras não alcoólicas. Já o segundo lugar ficou para a indústria têxtil, com 24% de utilização, seguido pelos setores de químicos e de lâminas e chapas (ambas com 13% da fatia); e para empacotamento e fechamento de caixas (denominada fitas de arquear, com 10%).

“As empresas recicladoras chegam a atuar com uma ociosidade média de 23%, chegando a picos de até 40%”. Com isso, a indústria de reciclagem do PET está chegando no seu limite, por não ter a matéria-prima necessária para seus processos produtivos, ao mesmo tempo em que toneladas de embalagens são destinadas aos aterros comuns ou descartadas incorretamente no meio ambiente”, comenta Auri Marçon, presidente da Associação, à Agência Brasil.

 

Reciclagem de PET

 

Na ocasião, a ABIPET, a Associação Brasileira das Indústria de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), a Associação Brasileira da Indústria do Óleo Vegetal (ABIOVE) e a Associação Nacional dos Catadores (ANCAT) assinaram um memorando com objetivo estabelecer articulações e estímulo à reciclagem de embalagens PET, ampliando a sua circularidade e gerando maior renda às pessoas catadoras.

As Diretrizes para a Reciclabilidade da Embalagem PET foram atualizadas pela ABIPET, com o apoio de entidades empresariais, que também se responsabilizam pela divulgação e sensibilização de seus associados, informa a entidade.

“A sustentabilidade está em nosso DNA e nosso mercado está comprometido com a reciclabilidade de embalagens PET, que representam a maioria em nosso mercado”, ressalta Alexandre Horta, diretor executivo da ABIR, em sua apresentação no PETtalk.

Foto: Reprodução Instagram ABIPET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *