A cidade de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, PR, está se destacando por abrigar uma das primeiras empresas que conta com uma estação de efluentes (ETE) própria para reciclagem de óleo vegetal usado e inservível, que após processamento, pode ser utilizado na produção de fabricação de biodiesel, sabão biodegradável e outros produtos.
A Ambiental Santos atende sistemas residenciais, comerciais e grandes geradores, por meio de agendamento, além de com pontos de coleta no estado e em Santa Catarina, para a destinação correta desse resíduo. Dados de 2019 da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostram que, do total de 4,7 bilhões de litros consumidos naquele ano, apenas 108 milhões foram destinados para reciclagem.
“Reciclar vai muito além de separar o lixo, é preciso fechar a cadeia, ou seja, é também tratar a água envolvida no processo e processar todo o resíduo do óleo e de embalagens que compõe a cadeia produtiva.Se não for assim, o processo acaba afetando e poluindo o meio ambiente”, frisaVitor Dalcin, diretor da empresa.
Conscientização sobre o óleo usado
As campanhas de conscientização também são pertinentes para que esse ciclo também se feche. Em Bertioga, SP, Abiove realizou uma ação na praia de Boracéia, com a distribuição de material informativo e de funis de metal, ideais para auxiliar no acondicionamento em garrafas para descarte correto do óleo de cozinha.
A equipe visitou cerca de 26 quiosques, conversando com os proprietários sobre o destino do óleo usado e incentivando práticas responsáveis no manejo do resíduo: “A ação contou com o acompanhamento da Natália Torres, especialista de Sustentabilidade da Abiove, e de Aline Lazzarotto, coordenadora de Sustentabilidade, que trouxeram suporte técnico e participaram das interações com os quiosqueiros,para reforçar os compromissos com um futuro mais limpo”, informa comunicado da associação.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Ambiental Santos/divulgação
